Depois de acabar o partido no Ceará...


Ciro: “Eduardo Campos vai afundar o PSB”
Se Cid Gomes adota um tom mais diplomático para se referir a Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, seu irmão Ciro Gomes não oferece a mesma cortesia. Após uma palestra em Fortaleza, onde discorreu sobre o cenário da economia brasileira, o atual secretário estadual de Saúde teceu duras críticas a Campos. Entre as incisivas declarações, Ciro classificou o dirigente nacional do partido socialista de oportunista e estimou que o PSB vai afundar com o seu novo projeto político de lançar candidato próprio à Presidência da República.
Na leitura de Ciro, Campos não tem “formulação” para resolver o que há de “contradições éticas, funcionais, políticas e de condução estratégica” no governo federal. “O que acrescentamos ao país no debate? Zero! Eduardo é um zero completo, um oportunista puro e simples”, afirmou ele, acrescentando que o governador de Pernambuco está “comprometido” com os problemas do governo Dilma Rousseff por ter participado dele até recentemente, quando decidiu sair da base governista.
As declarações de Eduardo Campos e do governador Cid Gomes de que a saída do grupo cidista da legenda socialista ocorreria de forma pacífica não surtiram efeito em Ciro. O secretário estadual de Saúde não tentou minimizar o conflito que a decisão de Campos causou no cenário político. “Campos controla a burocracia como uma capitania hereditária que ele herdou do avô - Miguel Arraes. Eu acho que ele está em uma aventura pessoal, vai afundar o PSB nisso, mas é problema dele”, alfinetou.
PROJETO FAMILIAR
Ciro reclamou que Campos embarcou numa aventura pessoal ao deixar a base do governo federal. No Ceará, opositores dos Ferreira Gomes acusam os irmãos de praticar o mesmo estilo político no Estado. Para o deputado federal Eudes Xavier (PT), um dos principais aliados de Luizianne Lins, a troca partidária não é novidade para Cid, Ciro e Ivo Gomes. “A mudança de partido dos Ferreira Gomes não é novidade, porque com a filiação ao PROS é a sétima vez que eles fazem isso. Eles fazem isso porque não têm um projeto partidário e sim um projeto familiar”, destaca.
O petista disse ainda que o PROS é uma sigla de aluguel, porque não é um partido com programa e que tenha identidade com o povo brasileiro. Essa legenda, segundo ele, abriga bem os Ferreira Gomes, que não têm compromissos partidários. “Se tivessem compromisso teriam ficado no PSB, mesmo com suas decisões”, afirma o petista.
EM TEMPO...
Na palestra que proferiu, ontem, na Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza (CDL), Ciro discorreu sobre a conjuntura econômica do Brasil e criticou o modelo adotado pelo Governo Federal. Segundo ele, os problemas na economia brasileira são as principais ameaças ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. No entanto, ponderou Ciro, diante da “debilidade de seus adversários”, Dilma ainda é a favorita na corrida eleitoral de 2014. (Com informações de Tarcísio Colares e da Folha.S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário