Cuba tem tres moedas:O peso cubano,o peso convertivel e o euro(antes era o dolar)

"Mudança para unificar moedas em Cuba pode provocar problema político

Para o economista cubano Pavel Vidal, o anúncio do processo para por fim à dualidade de moedas em Cuba ajudará a diagnosticar o real estado da economia, distorcida pelo sistema em vigor.
Pode, no entanto, gerar problema político para o regime, já que a população esperará melhora econômica que provavelmente não virá.
Leia trechos da entrevista concedida por telefone da Colômbia, onde Vidal leciona.
Folha - É o anúncio econômico mais importante de Raúl até agora?
Pavel Vidal - É a primeira medida que afeta de maneira "horizontal". E tem também uma implicação talvez política. Popularmente se pensa que a dualidade monetária é a causa dos baixos salários e da desigualdade.
Há muitas expectativas na população de que quando só exista uma só moeda voltaremos, como passe de mágica, aos anos 80 [a ilha tinha subsídios soviéticos]. Essa brecha entre a expectativa e o que de fato acontecerá pode gerar um problema político.
Por que agora?
Uma ideia de que se falou por muito tempo era de que era preciso esperar um momento de crescimento econômico, ter mais reservas internacionais, diminuir endividamento.
Mas nessa espera já estamos há 20 anos e já há uma consciência de que eliminar a dualidade monetária deveria ser uma das primeiras medidas. Se toda a economia está distorcida por isso e você não ajusta, está caminhando em círculos.
É só depois disso que se verá onde estão os problemas de eficiência da economia. Cuba não tem reservas internacionais, não pertence a instituições financeiras internacionais, não creio que tenham algum apoio do estrangeiro.
Creio que a decisão acontece porque finalmente chegaram a um consenso para implementá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário