Coreaú perde cargo mais importante de sua história

Após saída de Cristino, economista assumirá Secretaria dos Portos interinamente

Dança das cadeiras no governo Dilma

No dia 3 de outubro de 2013, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, pediu demissão após encontro com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Cristino é da "cota" de Cid Gomes, governador do Ceará e ex-PSB, partido que "desembarcou" do governo federal devido à provável candidatura de Eduardo Campos, presidente da legenda, à Presidência em 2014 Leia mais Arte UOL
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (3) que o economista Antonio Henrique, da SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda, assumirá interinamente a Secretaria dos Portos, após a saída da Leônidas Cristino.
Dilma anunciou a saída de Cristino em seu Twitter. "O ministro Leônidas Cristino está deixando a Secretaria dos Portos. Lamento sua saída. Ele foi fundamental na aprovação da Lei dos Portos", postou a presidente.
Leônidas Cristino pediu demissão hoje após encontro com a presidente no Palácio do Planalto. Cristino é ligado ao grupo político de Cid Gomes, governador do Ceará e ex-PSB. Nesta semana, o governador cearense anunciou sua filiação ao recém-criado Pros.
Esta é a segunda demissão de ministros ligados ao PSB nesta semana. Na terça-feira, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, deixou o cargo após deliberação de seu partido.
Para a pasta da Integração Nacional, Dilma também nomeou um técnico interino, o engenheiro Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.
A entrega dos cargos no governo Dilma ocorreu após decisão da executiva nacional do PSB de desembarcar do governo federal, no último dia 18. O presidente do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deve ser aclamado, no próximo ano, candidato a presidente, concorrendo diretamente com Dilma. Pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira da semana passada mostra o governador pernambucano com 4% das intenções de voto.
Veja abaixo a íntegra da nota oficial de Dilma sobre a saída de Cristino do governo:
O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, decidiu deixar o cargo depois de prestar competente contribuição ao governo e ao país.
Leônidas Cristino foi fundamental na elaboração e aprovação do histórico Marco Regulatório dos Portos, a mais importante reforma logística do país nos últimos tempos. Com a nova Lei dos Portos, o setor ganhou competitividade, segurança jurídica e capacidade para atrair mais investimentos para atender a demanda crescente do país.
A presidenta Dilma Rousseff lamentou a saída do ministro. A presidenta disse ter certeza que Leônidas Cristino seguirá prestando relevantes serviços ao Brasil.
A Secretaria de Portos da Presidência da República será ocupada, interinamente, pelo economista Antonio Henrique Pinheiro Silveira, atual secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário