Consummatum est


Grupo de Cid Gomes vai filiar-se hoje ao PROS
A bola cantada há quase uma semana foi confirmada! O governador Cid Gomes e sua caravana política seguem para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Na reunião realizada, ontem, no Romanos Hotéis e Eventos, em Messejana, Cid anunciou que a nova legenda será o ninho que abrigará o grupo de dissidentes do PSB. A força política do governador arrastou quatro deputados federais, nove deputados estaduais, 38 prefeitos, dentre eles o de Fortaleza, Roberto Cláudio, e 300 vereadores. Com ele seguem, ainda, parlamentares do PRB e PSL, além de alguns diretórios do interior destes partidos. Assim, o partido já nasce fortalecido no Ceará.
Com pouco tempo, numa sala improvisada, no Shopping Avenida, o grupo dá início hoje a uma maratona de filiações, logo porque o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral termina neste sábado.
De acordo com Cid Gomes, o grupo tentará imprimir, por ser um partido novo, uma marca e um estilo próximo daquilo que o grupo defende, inclusive já conversou com a Executiva Nacional sobre o assunto. “Iremos procurar levar todos os pensamentos e preocupações apontadas aqui [reunião]”. Em Fortaleza, o PROS será comandado por Danilo Serpa, chefe de gabinete do Governo do Estado.
Questionado sobre a possibilidade de comandar o diretório estadual, Cid desconversou: “já dei minha contribuição. Vamos procurar alguém mais jovem”. Disse, ainda, que exercerá todo esforço para manter e revigorar o arco de aliança já existente, com exceção do PSB.
Sobre sucessão, o governador voltou a afirmar que só pensará no assunto no ano que vem. “Vou me dedicar à política até a data limite, depois me reintegro totalmente ao Governo do Ceará. E iremos deixar para pensar em política somente no ano que vem e quem iremos apontar para representar este conjunto”, disse.
ESVAZIAMENTO
O efeito Cid mudará o cenário na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Com a troca partidária, o PSL esvaziará na AL e o PRB ficará com um parlamentar na Casa, o deputado Ronaldo Martins.
PDT X PROS
Durante a reunião, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, defendeu a migração para o PDT, onde o grupo encontraria mais semelhanças ideológicas com o PSB. Na ocasião, ele ressaltou a conversa com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, representou a voz da maioria, articulando a entrada no PROS. Para ele, uma legenda recém-criada reúne as condições para atender as demandas dos dissidentes de outras siglas. Além de resolver as questões dos diretórios municipais, no interior do Estado, que temem perder suas forças políticas entrando em um partido que já possui suas lideranças.
BASTIDORES
Leônidas Cristino, ministro dos Portos, avisou que entregará o cargo, amanhã, à presidente Dilma Rousseff. Ele assegurou que a decisão é irrevogável. Antes de entrar para a reunião que definiria seu novo partido, o governador Cid Gomes falou que recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff informando-o de que o engenheiro cearense Francisco Teixeira assumirá, interinamente, o ministério da Integração Nacional, após a saída de Fernando Bezerra. Vale destacar que Teixeira era presidente da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) antes de ser indicado para o cargo de secretário de Infraestrutura Hídrica do ministério que agora assume como titular interino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário