Coluna do blog



O exemplar povo chinês
Duas empresas estatais chinesas se associaram a três gigantes petrolíferas, a Shell anglo-holandesa, a Total francesa e a Petrobras, e ganharam o campo de Libra, no pré-sal. Quem diria, há 30 anos, que a China teria cacife para isso? Mas deixemos o pré-sal de lado, que todos os meios de comunicação só falam nele. Falemos da Chery - uma produtora chinesa de automóveis, que está montando sua fábrica em Jacareí, SP. Em vez de comprar as vigas de aço no Brasil, a Chery comprou-as na China. Foram três viagens de navio, de 30 dias; 150 caminhões fretados para levar as vigas de Santos a Jacareí; batedores para a subida da Serra do Mar. E ainda assim, com impostos de importação e tudo, o material saiu mais barato do que se tivesse sido comprado no Brasil. Aliás, de certa forma, as vigas de aço são coisa nossa: boa parte do minério de ferro que os chineses usam em suas usinas de aço viajou em trens e navios das minas brasileiras até a China. O minério viajou para ser transformado em aço, o aço viaja para virar fábrica. É muito? Não, é pouco: de acordo com a ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil, o Brasil importou US$ 5 bilhões de tecidos chineses entre janeiro e setembro. Algo inovador, revolucionário? Não: algodão, poliéster, viscose, lycra, nylon, aquilo que conhecemos e sabemos fazer. Sabemos mas não fazemos, por questão de custo; os chineses fazem, colocam lá em trens e caminhões, em navios, de novo em trens e caminhões, arcam com os impostos e sai mais barato. Não terá chegado a hora de aprender alguma coisa com a China?Devo esta ao CB.

A frase: “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida”.  Eu diria isso naquele 25 de outubro de 1946 se soubesse que chegaria até hoje.


Livre, ma non troppo (Nota da foto)
A Rússia abriu as portas ao mundo. Parece até que caiu a cortina de ferro. Agora experimente fotografar um russo dentro de um ônibus ou uma instalação qualquer lá deles. Dá cadeia e muita explicação pra se livrar no rolo. Assim ocorreu com meu novo correspondente lá, o comandante Genário Peixoto, piloto retirado em férias. (Este pode; é Teatro Bolshoi).

Só não podem ser presos
Os jovens brasileiros de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro de 2014, data do primeiro turno das próximas eleições, podem tirar a primeira via do título de eleitor. Isso porque a Constituição Federal, em seu artigo 14, prevê o voto facultativo aos jovens que tenham 16 anos completos no dia do pleito.

Sem livros,sem homens
Se um país se faz com homens e livros, como dizia Monteiro Lobato, algumas bibliotecas estão mal. Em Fortaleza, por exemplo, a estadual Menezes Pimentel é um calo seco que emoliente nenhum consegue arrumar. Mas o douto Secretário de Cultura do Ceará prefere cortar hora extra de quem trabalha na lixeira em que foi transformada.

Adahil com Cid
Adahil Fontenele o danadíssimo Secretário de Infraestrutura do Ceará, está em Roma.Acompanha o Governador Cid Gomes numa empreitada junto à estatal Ansaldo Breda, que cuida dos trens do Metrofor. Da reunião de hoje,poderá sair uma fumacinha branca.

Medalha pra Alfredo
A Câmara Municipal de Fortaleza,em sessão solene,fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao procurador-geral de Justiça, Alfredo Machado.  Requerimento do vereador Acrísio Sena, subscrito pelos vereadores Walter Cavalcante e Carlos Mesquita.

Filhos do Cariri
Anualmente filhos e amigos do Cariri se juntam numa grande confraternização aqui em Fortaleza. Este ano será amanhã, no Náutico, com festança a partir das  nove da noite. Quem for tem direito a dançar até a última figurada pagando só R$20,00.

Juventude em flor
A Secretaria Nacional de Juventude publicou o resultado final dos projetos selecionados no edital 2013 do Programa Estação Juventude. O Município de Sobral recebeu a segunda maior pontuação entre mais de 500 cidades brasileiras inscritas.

Nós no mundo
O Restaurante Carneiro e Picanha, em Brasília, fica no Blco D da SCLN 216, Asa Norte. O maitre é o Zequinha Ordonez, da Reriutaba,o cozinheiro é o Francisco Chagas de Sobral e o garçon é William  Chaves, de Pedra Branca. Ainda vai?

Parou porque...
Diz que o sr. Renato Rezende desistiu de sua vida política  no Ceará e foi pra Brasília. Não disputaria mais nenhum posto na política nacional. A não ser, claro, uma disputazinha pela Presidência da República.



Nenhum comentário:

Postar um comentário