Cid Gomes visita obras do VLT ramal Parangaba-Mucuripe



 Na sua implantação estão sendo investidos R$ 276,9 milhões. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação.

        Nesta terça-feira (08) o Governador Cid Gomes vistoriou as obras do VLT ramal Parangaba-Mucuripe. O Ramal terá 12,7 km, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O novo modal implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Na sua implantação estão sendo investidos R$ 276,9 milhões. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação.

Andamento das obras

        No último dia 30 de setembro foi iniciado o trabalho de cravação de estacas dos pilares do viaduto da Avenida Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres. O trabalho será realizado em duas etapas, a expectativa é que durem três semanas.

        Na altura da Avenida Aguanambi, continua a operação de içamento das primeiras 14 vigas de concreto sobre as travessas da parte elevada do Ramal. A ação acontece no trecho situado ao lado do Comando da Polícia Militar, no bairro de Fátima, em direção à estação Rodoviária, num trecho de 400 metros de extensão. A colocação das vigas, fabricadas no local em concreto protendido e pesando 97 toneladas e 33 metros de vão cada uma, está sendo feita com a utilização de guindastes especiais pelo consórcio CPE-VLT, supervisionado por técnicos da Seinfra. A operação começou com a colocação das nove primeiras vigas sobre os pilares no trecho entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.

        A frente de obra já alcançou o outro lado da avenida Aguanambi concentrando agora seus trabalhos nas proximidades da ponte do canal do Tauape, perto da Base Aérea de Fortaleza. O trecho também será em elevado, mas as vigas serão feitas diretamente nos pilares, sem necessidade de içamento das peças. Na Estação Iate, no Mucuripe, estão sendo feitos os serviços de implantação da estação.  A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenida Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continuam. Estão sendo construídas as passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas dentre outros locais sobre as avenidas Expressa e Pontes Vieira. Ao mesmo tempo que ocorre a implantação do VLT estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que segue paralela à linha do ramal.

        Na Estação Parangaba, que será elevada, as obras continuam, inclusive com a implantação do elevado de Parangaba, logo após a estação. Este trecho terá quase um quilômetro de extensão e vai contar com 52 vigas de concreto, em construção nas proximidades. No bairro Vila União, onde ficará a Estação Rodoviária, está sendo construído um túnel para permitir que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea, de forma a fazer fluir melhor o trânsito naquela via. No mesmo local já estão sendo instalados os gradis que vão isolar linha férrea, possibilitando a segurança de moradores e usuários do novo transporte. A estação Rodoviário está em fase de finalização e será a primeira, entre as dez estações previstas, a ficar pronta.

        O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba - Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

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