O governador Cid Gomes recebeu, nesta terça-feira
(1º), o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que veio a Fortaleza
conhecer o modelo de execução da Linha Leste do Metrô em instalação pelo
Governo do Ceará. O encontro foi realizado no Palácio da Abolição e contou com
equipes do Ceará e de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (02), os gestores farão
uma visita nas proximidades da estação Chico da Silva, na área de emboque, onde
estão armazenadas as tuneladoras que serão utilizadas para a instalação da
Linha Leste. A visita acontece às 8 horas.
Em Belo Horizonte, o Prefeito pretende fazer uma
linha nestes moldes e estuda a possibilidade de utilizar o mesmo método,
através das tuneladoras, para dar agilidade à obra. “Lá existe um programa de
modernização da linha existente, de ampliação com linhas subterrâneas, de
superfície e nós temos buscado informações e experiências de outras capitais
para avançar no nosso projeto”, explicou Lacerda. O Prefeito acrescentou que
tem buscado informações em outras capitais como Curitiba, Porto Alegre e São
Paulo, mas que encontrou no Ceará experimentos que ele considera “não
ortodoxos”, com relação ao metrô. “O Governo do Ceará tem usado de muita
criatividade, quebrado paradigmas, fugido de armadilhas do mercado para
conseguir fazer mais com menos, isso é o mais importante”, destaca. E finaliza:
“Resolvi ligar para o Governador pedindo uma reunião para que nosso pessoal
tomasse conhecimento dessa experiência que será muito útil pra nós, inclusive
pelo fato de o Ceará ter conseguido redução de custos comparado a outras
capitais”.
Tuneladoras
Cada máquina tuneladora, conhecida como Shields,
pode escavar e montar 16 metros de túnel por dia, trabalhando 24 horas, seis
dias na semana - paralisando apenas um dia para manutenção. Os impactos da obra
de escavação utilizando esse tipo de equipamento são praticamente nulos, uma
vez que cada túnel será construído entre 15 e 30 metros de profundidade.
O Shield, como é chamado a parte dianteira da
máquina responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de
extensão e cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez
carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da
tuneladora, onde estão a cabine de controle, unidade hidráulica,
transformadores, painéis elétricos, enrolador de cabos, sistemas de
lubrificação, de espuma e de injeção de Grount, Betonita, compressores, câmara
de primeiros socorros, dentre outros.
Linha Leste
A linha terá 12,4 quilômetros de extensão e doze
estações, que ligarão o Centro da cidade a importantes equipamentos na área
leste da cidade como o Centro de Eventos, o Fórum Clóvis Beviláqua e faculdades
e se integrando às linhas Oeste e Sul, ao ramal Parangaba-Mucuripe e aos
terminais de ônibus. Será em maior parte subterrânea, causando, assim, menos
impacto à mobilidade das vias por onde passará, como a avenida Santos Dumont.
Uma vez concluída, seus 20 trens elétricos levarão cerca de 400 mil pessoas.
Serão onze estações: Sé, Luíza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo
Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara
de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas
Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze.
Visita
Além da visita a área de emboque onde estão as
tuneladoras, Cid Gomes e Márcio Lacerda, seguirão até a estação de Parangaba
para vistoria das instalações da estação, das obras da estação do VLT, da
antiga rebaixada de Parangaba e verificação do entorno do complexo.
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