Brasil; um poço sem fundo


Operação em Juazeiro desarticula esquema de fraude em licitações
O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte, cidade localiza acerca de 530 quilômetros de Fortaleza, e a Polícia Federal (PF) realizaram, na manhã de ontem, uma operação para desarticular um amplo esquema de fraude em licitações cujos projetos contavam com recursos do governo federal atuante no Estado do Ceará. Foram cumpridos, durante a operação, oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro do Norte e Assaré, nas residências e locais de trabalho de vários empresários envolvidos.
Segundo o MPF, as suspeitas de fraudes nesses processos licitatórios iniciaram no começo deste ano, o que levou as autoridades a realizar um monitoramento em tempo real desses procedimentos. Ainda de acordo com o MPF, a maioria dos processos supostamente fraudulentos era para obras de grande envergadura estrutural, como construção de escolas e creches, uma vez que boa parte dos recursos era proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), como reconheceu o procurador da República Rafael Rayol. Falando ao portal G1, Rayol disse que “tinha bastante documento em locais não usuais, realmente escondidos. Se iniciou a análise desses documentos que vão apenas reforçar todo aquele acervo de provas que já tínhamos obtidos para demonstrar a relação entre todos os envolvidos. Eles atuam de forma coordenada, uma verdadeira quadrilha”.
Rombo
Munidos de dados da Controladoria Geral da União (CGU), o MPF descobriu que o suposto esquema envolvia um grupo de empresários e contadores que combinariam, por meio de articulações escusas, para determinar previamente quem venceria a licitação, fraudando o sentido do processo licitatório. Ainda segundo o Ministério Público, estima-se que a fraude possa ter causado um prejuízo de mais de R$ 40 milhões aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário