Aragão quer avaliação do sono dos motoristas


Projeto cria o Programa de avaliação
obrigatória de motoristas no Ceará
 
Projeto de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT-CE) cria o Programa de Avaliação Compulsória (obrigatória) de motoristas de transportes de cargas ou passageiros no âmbito do estado do Ceará. O principal objetivo é diagnosticar e tratar problemas que decorrem da sonolência. Esses problemas de sono estão ligados diretamente à diminuição da atenção e ao aumento do risco de acidentes.
 
“Motoristas com sonolência são mais suscetíveis a acidentes quando estão dirigindo, justamente porque não tiveram uma boa noite de sono”, justifica o parlamentar pedetista. Sabe-se que o descanso e o relaxamento são fundamentais para a recuperação das energias e dos reflexos das pessoas, especialmente daquelas que têm por ofício a condução de cargas e de passageiros.
 
A polissonografia é o método mais objetivo para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. O exame é um registro complexo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimentos cardíacos e outros. Por meio desses registros, pode-se quantificar e qualificar o sono da pessoa.
 
Referido exame permite identificar diversas alterações intrínsecas do sono, como é o caso dos distúrbios respiratórios. Um dos maiores problemas detectados na polissonografia é a síndrome da apneia obstrutiva do sono. É uma anormalidade que compromete a qualidade do repouso noturno e causa sonolência no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário