Apoio de peso a Ciro em Brasilia

PADRE ZÉ FAZ PRONUNCIAMENTO SAUDANDO CIRO GOMES NA SECRETARIA DE SAÚDE

(15/10/2013)

O Deputado José Linhares proferiu na Sessão Ordinária de hoje, 15/10, um pronunciamento onde se congratula com a posse do ex-Ministro Ciro Gomes frente à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.
Segundo Linhares: “Ciro Gomes chega em boa hora. Com suas qualidades e experiência, ele está apto a dar o choque de gestão que a crise na saúde exige, neste momento, em todo o País”, conclui.
Confira abaixo a íntegra do discurso do Padre Zé:

OSr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho à tribuna, hoje, com o objetivo de me congratular com o conterrâneo Cid Gomes, Governador do Ceará, pela feliz iniciativa de colocar à frente da Pasta da Saúde do Estado, o ilustre homem público que é Ciro Gomes. Ao recém-empossado quero, nesta oportunidade, manifestar os meus parabéns e formular votos de sucesso.
O novo Secretário de Saúde tem um grande histórico de serviços prestados ao Brasil e ao Estado do Ceará. Foi Deputado Estadual e Federal, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional, candidato à Presidência da República, havendo deixado, em todos os momentos e em todos os lugares, a marca da competência, da combatividade e da coragem. Ciro Gomes é um verdadeiro trabalhador da política, que faz da política um meio de servir o País.
Muito trabalho o espera. Agora, em sua nova missão, tem uma enorme luta a vencer, um desafio, contudo, que não está além de sua capacidade. Tenho certeza de que se empenhará, dará o melhor de si para melhorar a saúde do povo cearense, sofrido e castigado pela seca, pela pobreza, em muitos casos pela fome e desnutrição. Ciro Gomes é um ser de comprovada sensibilidade social e, como tal, não descansará enquanto os problemas existentes nessa área não forem, no mínimo, amainados.
Certamente, acabar com as graves mazelas da saúde não é tarefa para uma pessoa apenas, tampouco para um só governo. Mas de algum ponto é preciso começar. A Presidenta Dilma e o Ministro Alexandre Padilha estão rompendo com um estado de coisas secular, que historicamente tem degradado a cidadania do brasileiro e que, hoje, em pleno século XXI, tomou a forma de calamidade.
Ao promover esta verdadeira reviravolta, uma revolução, eu diria, na saúde pública do Brasil, com o Programa Mais Médicos, o Governo Federal precisa da sinergia com as autoridades estaduais e municipais, até porque a sinergia está na base conceitual do SUS. As esferas de poder, todas, têm de se unir, na consonância de objetivos em prol de uma assistência de qualidade ao cidadão. Essa harmonização é, nas circunstâncias, mais do que nunca, fundamental.
O Secretário Ciro Gomes chega em boa hora. Com suas qualidades e experiência, ele está apto a dar o choque de gestão que a crise na saúde exige, neste momento, em todo o País. Aos opositores de ambos, é preciso dizer que Ciro e Cid Gomes construíram carreiras próprias. Suas trajetórias andaram sempre em paralelo e, se agora se encontram, é no sentido de se unirem as forças políticas que cada um representa, de maneira a fazer disso um promissor somatório de possibilidades, em benefício do povo cearense.
Nenhum dos dois, Governador e Secretário, desconhece que o momento é crítico. Já no primeiro dia como Secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes afirmou que recebeu ordens do Governador para resolver o problema dos leitos, na ala de espera do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conhecido como “piscinão”. 
A solução, para o Secretário, implica melhorar as condições de internação em noventa dias, entendendo que boa parte do problema se resolve com o encaminhamento de pacientes terminais de volta a casa e ao convívio familiar, desde que devidamente acompanhados por uma equipe de saúde. Não se trata, em absoluto, de abandonar o paciente, mas de lhe dar mais conforto e dignidade, quando a vida está prestes a se extinguir. Ao lado disso, Ciro pretende recuperar leitos ociosos onde quer que se encontrem.
A Secretaria tem dívidas que ele estima da ordem R$ 32 milhões, uma de R$ 16 milhões com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISHG) e outra, de mesmo valor, do HGF. E é categórico, ao afirmar: "Nós vamos tentar correr de forma objetiva contra todos os passivos, na urgência que o meu jeito de trabalhar me impõe. Limpar essas coisas, botar as coisas em ordem ou encerrar os assuntos. Porque determinado desgastes também precisam de um minuto de resposta e fim de papo."
Senhor Presidente, em 26 de agosto último, médicos estrangeiros, a maioria cubanos, foram vaiados em Fortaleza, quando da primeira aula do curso então ministrado, porta de entrada obrigatória para atuarem no País. O caso repercutiu na mídia nacional, mas não é um episódio isolado. Serve para reforçar o que todos nós já sabemos: a população se encontra profundamente insatisfeita com os serviços de saúde que tem. Tão descrentes estão as pessoas, que reagem mal, desconfiam muito, não acreditam em mais nada. Cabe às autoridades reverter essas expectativas.
Envolvida na gestão do Programa, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, enquanto integrante do Sistema Único de Saúde, tem a si a missão de fazê-lo dar certo.
Ciro Gomes tem sido um crítico, não de mérito, mas de forma, do Mais Médicos. Segundo ele, “foium Programa bem intencionado, mas foi mal empacotado e mal anunciado".
A partir de agora, porém, as divergências serão, com certeza, postas de lado. Prevalecerão o bom senso e, sobretudo, o interesse da população.
A esse que conheci ainda em formação, meu ex-aluno, por quem alimento estima e admiração, desejo grande sucesso, na condução da Pasta. Que de seu espírito inquieto e realizador, de sua mente criativa e sagaz se produzam iniciativas proveitosas para melhorar os índices da saúde pública e promover o bem-estar de nossos conterrâneos cearenses.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário