Alguem foi ouvir o senador derrotado


Tasso: a política do Ceará está apodrecida
Com pouca presença da população militante e em uma sala repleta de jornalistas e recém-agregados ao PSDB cearense, o ex-senador, Tasso Jereissati e o presidente estadual da sigla no estado, também ex-senador, Luiz Pontes, anunciaram, ontem, as novas filiações e rumos do partido.
O encontro aconteceu na sede, localizada no Meireles, em Fortaleza e reuniu lideranças tucanas e alguns correligionários. Entre estes, a secretária geral do partido, Kamyla Castro, que durante sua fala prestou homenagens ao ex-senador mencionando-o como “grande líder”. “Um político comum só pensa nas próximas eleições, um estadista pensa nas próximas gerações, e foi como muita honra que me filiei ao partido com 16 anos de idade e ainda não cheguei aos 36 anos de filiação como o senhor [Tasso], mas você continua sendo o nosso mestre”, tributou Kamyla.
POLÍTICA CEARENSE
“A política do Brasil e do Ceará, está vencida, está apodrecida, e não existe mais política com “p” maiúsculo no sentido original da palavra [...] Nós, aqui no Brasil, e especialmente no Ceará, estamos encontrando o limite do desaparecimento e do aniquilamento do homem público, que virou grande moeda de troca para a parlamentação, para maneiras de serem reintegrados ao parlamento ou ao poder executivo, para que a sua vida pessoal fique mais garantida, mais tranquila e mais confortável”, repreendeu Tasso.
“BOA SORTE!”
Sobre os últimos abandonos do ninho - quando na última segunda-feira, 30, o deputado estadual, Fernando Hugo deixou o partido e no dia seguinte foi a vez do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e ex-presidente estadual do PSDB, Marcos Cals – Tasso desejou “boa sorte”. Jereissati criticou a escolha de alguns políticos [sem citar nomes] por determinados partidos pelo número de coeficiente eleitoral e outras questões numéricas e monetárias, em detrimento da ideologia considerando as ações como “jogatina de interesses”.
“Estamos vendo esse grotesco cenário de trocas e surgimento de novos partidos e percebemos que alguns políticos perderam o pudor, porque em outra época eles diziam que estavam ‘indo’ por um ideal, e agora não existe ideal, eles mudam porque é mais conveniente e quem não gostou que se dane!”, disse.
Ainda sobre as recentes desfiliações, Tasso afirmou que se contenta em retirar “o que está podre”. “Vá e seja feliz! Se depender de mim, eu prefiro que a gente passe uma régua e comece tudo de novo [...] eu não consigo conviver com esse tipo de política, confesso que estou fora de moda e confesso que não estou por dentro da jogada por não conseguir entender”, lamenta o ex-senador sobre a nova cena política.
INÍCIO DO FIM
Embora ainda não confirmados, o Solidariedade deverá acolher Fernando Hugo e Marcos Cals. Além deles, o deputado estadual, Téo Menezes também estaria de saída neste momento de perda de força do partido que começou, principalmente, após Tasso ter sido derrotado na disputa pelo Senado, em 2010.
Após ser desbaratado, Tasso, perdeu a aliança com o governador Cid Gomes, que apoiou Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) (eleitos). Durante o evento de ontem, ao ser questionado se o partido enfraqueceu, Jereissati respondeu, duramente, que não.
PALANQUE E RETROCESSO
Tasso confirmou figurar como palanque para Aécio Neves, mas não confirmou interesse pelos cargos de senador ou governador do Ceará.  “Considero um retrocesso me candidatar ao governo do Ceará, pois já fui doze anos governador e depois doze anos com a família Gomes, onde um dos fundamentos da gente entrar em política há 25 anos era [promover] um estado moderno e de rotatividade, e não fazer política se perpetuando como foi ano passado e, nesse sentido, eu digo que o ideal é que apareça gente nova e novos ideais”. Sobre um possível cargo no Senado, o ex-senador mencionou que essa seria uma decisão para o próximo ano.

Daniel Negreiros
negreiros@oestadoce.com.br
Portal O Estado Online
 
Penso eu - Ouvi de lider político, abandonado no sol e depois na chuva por Tasso: Se tá podre, ele inoculou o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário