Abraça Fortaleza no Genibaú

A Prefeitura de Fortaleza realiza neste sábado (12/10) a segunda edição do Projeto “Abraça Fortaleza”. Depois do Bairro Vila Velha (Regional I), agora será a vez do Bairro Parque Genibaú (Regional V) receber as ações de ouvidoria e prestação de serviços públicos. A iniciativa, que atua como um canal de diálogo com a população atende as principais demandas nas diversas áreas da administração municipal.
As atividades são realizadas de forma integrada, envolvendo todas as secretarias municipais, com foco nas necessidades de cada comunidade. "Sempre tenho dito que não se governa sozinho. É preciso estar próximo e ouvir a população para que possamos acertar nas políticas públicas, priorizando aquilo que efetivamente as pessoas avaliam como prioridade”, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio.
Durante o “Abraça Fortaleza”, o estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá como foco o Outubro Rosa. No local, além de profissionais e técnicos para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio de autoexame e mamografias. Serão distribuídos preservativos e panfletos educativos sobre AIDS e DSTs, bem como orientação sobre Dengue e saúde bucal.  
Cidadania
A Secretaria de Cidadania estará presente prestando os serviços através do Escritório Itinerante de Direitos Humanos da Coordenadoria de Promoção, orientação sobre Lei Maria da Penha e os serviços que se encontram a disposição das Mulheres de Fortaleza sob a orientação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Haverá ainda orientação sobre Direito do Consumidor, através do Procon Itinerante.
Trabalho
Na área da assistência social, a comunidade terá acesso ao Cadastro Único, com orientações, informações sobre os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além de emissão de declaração de Número de Identificação Social (NIS) para acesso a benefícios. 
No eixo do Trabalho e da Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), disponibilizará atendimento do Sine, com intermediação de mão de obra, encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação para seguro desemprego. Haverá ainda workshop sobre orientação profissional e emissão de documentos.
Quem for ao Campo do Sevilha terá gratuitamente orientação para o microcrédito, formalização do Microempreendedor Individual (retirada do CNPJ), informações sobre os Direitos do Empreendedor (INSS) e inscrição para curso de capacitação em gestão de negócios.
Programação infantil
Em alusão ao Dia das Crianças, também integra a programação deste sábado a Segunda Mostra de Cinema Infantil do Ceará, parte integrante do projeto Estrela Criança, realizado por meio do Gabinete da Primeira Dama e da Secretaria Municipal da Educação (SME).
A mostra visa a proporcionar o contato dos menores com uma produção audiovisual alternativa. Serão exibidos curtas para as crianças em duas sessões de cinema: a primeira sessão vai ser às 9h10 e a segunda às 10h15. A diversão também estará garantida através de uma oficina de pipas. As crianças, que serão acompanhadas por monitores vão aprender a fazer o brinquedo.
A SME aproveitará a oportunidade para apresentar o novo fardamento das escolas da rede municipal, o material didático individual e coletivo, o material pedagógico, além do novo cardápio da alimentação. Além disso, as crianças do Parque Genibaú participarão de oficinas de leitura e atividades de pintura e arte, terão acesso a uma brinquedoteca e contação de histórias. Para a criançada, haverá ainda exposição de animais do acervo do Zoológico Municipal Sargento Prata.
Distribuição de abraços
Durante o “Abraça Fortaleza”, pessoas caracterizadas de palhaços, com cartazes, irão distribuir abraços ao público. Os jovens de oficinas de rádio e técnicas de reportagem do Cuca farão entrevistas por meio do projeto Repórter Cuca. Também haverá apresentação de bandas de rap e hip-hop.
Meio ambiente
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) vai participar do “Abraça Fortaleza” promovendo as seguintes ações: coleta de óleo de cozinha e gorduras residuais (OGRs), realização de jogos educativos, orientações sobre educação ambiental e os programas Adoção de Praças e Áreas Verdes e Águas da Cidade.
A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) estará em contato direto com a população. O Departamento Técnico de Urbanização (DTU) fará distribuição de 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies. Também serão doadas mudas medicinais, como chambá, alecrim, malva santa, manjericão e cidreira. Quem receber a doação levará um panfleto com as informações sobre o cultivo adequado da planta.
Trânsito e Transporte Urbano
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) vai estar no local com uma equipe realizando o credenciamento de estacionamento exclusivo para idosos e portadores de deficiência. Além disso, vai haver distribuição de panfletos educativos e a presença de uma equipe da AMC nos Bairros, que recebe solicitações da população relativas, por exemplo, a implantação de sinalização, instalação de redutores de velocidade e retirada de lombadas irregulares.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindiônibus, irá disponibilizar uma unidade móvel do Bilhete Único. Na oportunidade, a população do bairro Genibaú e adjacências poderá fazer a solicitação do benefício das 8h às 12h. Basta comparecer ao posto de cadastro levando um documento de identidade, CPF e comprovante de residência com CEP. No caso de estudantes, a carteira estudantil também deve ser apresentada. Será possível ainda realizar o cadastro de gratuidade para idosos no transporte público. Os documentos necessários são: identidade e comprovante de residência. O cartão é entregue no mesmo dia.
Iluminação Pública e Conservação de Vias
Técnicos da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública e técnicos da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas estarão no local para receber as solicitações da comunidade do Genibaú com relação a vias que necessitem de melhoria de iluminação ou da operação tapa-buracos.
Serviço:
Abraça Fortaleza no Parque Genibaú (Regional V)
Local: Campo do Sevilha (Rua José Mendonça - Parque Genibaú)
Hora: A partir das 8h

Nenhum comentário:

Postar um comentário