Bom dia

Venho a público manifestar total repúdio à atitude de cerca de 50 médicos do Estado do Ceará que na segunda-feira (26/8) hostilizaram médicos estrangeiros - em sua maioria cubanos - que vieram prestar um serviço público de incomparável valor humanitário à população que mais precisa, em localidades que médicos brasileiros não manifestaram interesse em atender.
A imagem do médico cubano negro sendo vaiado por jovens brancas revela um flagrante desrespeito aos Direitos Humanos, o que nos constrange e nos entristece profundamente. Considero inaceitável que num país multirracial e multicultural como o Brasil posturas racistas e xenófobas, como a vista no episódio supracitado, ainda persistam.
Entendo que a saúde é um bem fundamental e que garanti-la a todas as brasileiras e brasileiros é um dever do Estado. 
Respeito o direito de toda categoria de se organizar, contestar e reivindicar, contudo os seus interesses não podem prevalecer aos direitos da maioria da sociedade.
Apoio a iniciativa do governo brasileiro em levar médicos para cidades e regiões desassistidas e agradeço imensamente aos profissionais estrangeiros à generosidade e disposição de vir somar esforços no sentido de garantir saúde aos brasileiros, especialmente aos mais pobres, que seguramente, são os que mais necessitam.
Senadora Ana Rita – PT/ES
Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário