Bilhete do Faheina

Macário. Um abraço.

 Essa história da Décima Semana do Peixe, é conversa prá boi dormir. Prá não dizer MENTIRA.Desde que o Ministério da Pesca e Aquicultura inventou essa promoção fajuta, o preço do pescado aumentou assustadoramente. Fiz várias reportagens ao longo desses dez anos e foi possível comprovar que os vendedores de peixe no Marcado São sebastião e nos boxes da Beira Mar, se aproveitam da campanha para aumentar o preço do pescado. Tudo porque o movimento aumenta e eles exploram o povo, sem dó e sem piedade, uma vez que não há fiscalização e nem comparação com os preços anteriores.Antes da campanha um quilo de tilápia custava DOIS REAIS, hoje custa DEZ REAIS.Isso citando como exemplo, um peixe sem qualidade, cheio de espinha, com gosto de lama, proveniente de açudes. Agora, pense no pargo que já é vendido o quilo, entre 19 e 24 reais, a cavala, a arabaiana e outros peixes de melhor qualidade e paladar.Aí a exploração é prá valer. É a mesma coisa da Semana Santa.E tem mais: os restaurantes da Beira Mar anunciam promoções fajutas, nesse mesmo período.Uma peixada se torna mais cara que um filé grelhado, ou outro prato qualquer de carne.A tradicional peixada já está na faixa de 85 a 100 reais.Acompanhada de batata,cebola e um pirão fuleiragem que mais parece água morna com farinha, sem gosto de nada.Um mingal que cachorro apanha prá comer.

 Nelson Faheina.

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