Macário. Um abraço.
Essa história da Décima Semana do Peixe, é conversa
prá boi dormir. Prá não dizer MENTIRA.Desde que o Ministério da Pesca e
Aquicultura inventou essa promoção fajuta, o preço do pescado aumentou
assustadoramente. Fiz várias reportagens ao longo desses dez anos e foi
possível comprovar que os vendedores de peixe no Marcado São sebastião e
nos boxes da Beira Mar, se aproveitam da campanha para aumentar o preço
do pescado. Tudo porque o movimento aumenta e eles exploram o povo, sem
dó e sem piedade, uma vez que não há fiscalização e nem comparação com
os preços anteriores.Antes da campanha um quilo de tilápia custava DOIS
REAIS, hoje custa DEZ REAIS.Isso citando como exemplo, um peixe sem
qualidade, cheio de espinha, com gosto de lama, proveniente de açudes.
Agora, pense no pargo que já é vendido o quilo, entre 19 e 24 reais, a
cavala, a arabaiana e outros peixes de melhor qualidade e paladar.Aí a
exploração é prá valer.
É a mesma coisa da Semana Santa.E tem mais: os restaurantes da Beira
Mar anunciam promoções fajutas, nesse mesmo período.Uma peixada se torna
mais cara que um filé grelhado, ou outro prato qualquer de carne.A
tradicional peixada já está na faixa de 85 a 100 reais.Acompanhada de
batata,cebola e um pirão fuleiragem que mais parece água morna com
farinha, sem gosto de nada.Um mingal que cachorro apanha prá comer.
Nelson Faheina.
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