DONCS diz que vai bem de água, mas não anuncia prisão de nenhum dos que desviaram dinheiro de obras do órgão.

Nível de água está estabilizado

A quantidade de água existente nos açudes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dncos) não deve se tida como boa, mas pode ser considerada como controlada devido às últimas chuvas que têm caído no solo cearense. A avaliação é do diretor-geral da entidade, Emerson Fernandes, que observa que a queda de volume nos reservatórios parou de cair, trazendo certa tranquilidade aos técnicos do órgão.
Segundo ele, um inverno mais regular, com chuvas mais fortes nos próximos meses, deverá regularizar a carga dos açudes e barragens cearenses. Ele estimou que, de uma forma geral, no Ceará, os reservatórios estão com cerca de 40 % de reservas hídricas, o que deve suprir o abastecimento, neste ano, sem maiores problemas, mas salienta que é essencial que chova bem para termos um 2014 mais seguro no que concerne aos recursos hídricos.
Mesmo com otimismo de que, no ano que vem, o inverno deverá normal, ele alerta que é bom evitar o desperdício, de modo a utilizar somente o necessário da água existente. “Nós estamos com certo conforto no que se refere ao estoque de água nos nossos açudes, mas é preciso ter precaução nos gastos, porque, pelo menos até o presente momento, não há certeza de inverno normal em 2014”, observa Fernandes.
Concurso
O diretor-geral viajou a Brasília para manter contatos junto ao Ministério da Integração Nacional. Ele foi acompanhar a tramitação de novos projetos e lutar para a liberação de verbas, a fim de que sejam empregadas em projetos que já estão sendo executados. Ele também foi tratar de assuntos administrativos, um deles relacionados à realização de concurso público para a contratação de pessoal.
Com relação a essa questão, disse que o órgão precisa, urgentemente, realizar a contratação de nada menos do que 600 novos servidores para ocupar vagas que já existem. Ele lembra que tem muita gente completando o tempo de serviço para ter direito à aposentadoria. Ele observa que o Dnocs tem, hoje, cerca de 1.700 servidores, mas os que vão chegar praticamente será para equilibrar, devido o grande número dos que vão se aposentar. (com informações de Tarcísio Colares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário