Terror no Baixo Jaguaribe


Jaguaruana tem dia de protesto e cidade para contra a violência

A cidade de Jaguaruana, localizada a cerca de 180 quilômetros de Fortaleza, viveu, ontem, um dia de protestos. Moradores, assustados pela violência crescente, tomaram as principais ruas da Cidade em uma passeata contra a insegurança.
Entre comerciantes, estudantes e representantes do poder público local, cerca de duas mil pessoas marcharam contra a criminalidade que grassa e aterroriza a população. De fato, de acordo com dados oficiais da Polícia Militar, somente nestes cinco primeiros meses do ano, ocorreram 21 assaltos e cinco homicídios em Jaguaruana. Os comerciantes – principais vítimas dos bandidos – cerraram as portas como forma de protesto e engajaram-se na marcha.
A cidade, de pouco mais de 30 mil habitantes, clama por ações efetivas da Polícia. Nas ruas, pessoas de todas as idades, ocupações e classes sociais exibiam cartazes e faixas com dizeres como “não quero ser a próxima vítima da violência” e “alô 190, atenda, por favor!”. O deputado estadual Antônio Carlos (PT) era um dos presentes. Uma outra manifestação, no dia 15 deste mês e capitaneada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, já havia chamado a atenção das autoridades sobre o problema.
Gleidson Farias, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas local disse ao portal G1 que “Queremos que [o protesto] chegue até o governo [estadual] e aumente o policiamento”. Ele disse ainda que o município já conta com 23 assaltos a comércios somente neste ano. Recentemente, o Fórum da cidade foi arrombado.
O Comando de Policiamento do Interior (CPI), através do coronel Macêdo, garantiu que, ainda nesta semana, a população de Jaguaruana poderá contar com um reforço de 26 policiais, entre civis e militares, além do apoio do Comando Tático Rural (Cotar). O Comando esclareceu ainda que uma solução mais definitiva para o problema só virá em setembro, quando os mil aprovados no concurso da Polícia Militar concluirão o curso preparatório e estarão aptos a dar combate à criminalidade naquela região.
Aratuba em pânico
Enquanto isso, os bandidos seguem aterrorizando o interior do Ceará. Ontem, em mais uma ação ousada, oito bandidos fortemente armados invadiram Aratuba, a 130 quilômetros de Fortaleza. Eles visavam uma agência bancária localizada na cidade. Policiais deram combate aos bandidos, em intensa troca de tiros que deixou um policial ferido. Os criminosos fugiram, aparentemente, sem lograr êxito na atividade. Até o fechamento desta edição, nenhum deles havia sido preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário