Sobral, Tianguá e Crateús serão primeiras cidades a receber a campanha pela Refinaria do Ceará


A campanha de mobilização pelo início imediato das obras da Refinaria Premium do Ceará vai começar pelos municípios de Sobral, Tianguá e Crateús, a partir do dia 5 de junho. O cronograma foi divulgado na última segunda-feira (14/05), em Fortaleza, durante encontro do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque (PSB), com prefeitos e representantes dos municípios que serão visitados.
De acordo com José Albuquerque, o debate será um grande encontro regional que irá envolver todos os setores da sociedade. “Não convidaremos apenas lideranças políticas, queremos a participação da sociedade civil organizada, das classes empresariais e das instituições públicas regionais”, afirmou.
O presidente destacou a participação dos prefeitos nessa mobilização, e a importância do petróleo para a economia. “Em tudo precisamos de petróleo, e é necessário entendermos o que é uma refinaria. Vamos aos municípios porque todo mundo vai ganhar com o empreendimento. Vamos precisar trazer diversas fábricas para o Ceará, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos em mais de R$ 7 bilhões, distribuídos entre os municípios”, disse.
O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), parabenizou a Assembleia pela iniciativa. “Embora em outros lugares a refinaria já seja uma realidade, para nós cearenses, será uma conquista. A campanha é uma forma de apressar o processo. É o assunto do futuro. É natural nos empenhamos, porque esse negócio terá um impacto muito grande em nossas vidas”, enfatizou o prefeito de Sobral, primeira cidade a receber a campanha, no dia 5 de junho.
Os prefeitos de Baturité, João Bosco Saraiva (PSB); de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB); e de Quixadá, João Hudson Bezerra (PRB); destacaram a importância da campanha e prometeram mobilizar os municípios de suas macrorregiões em defesa da Refinaria Premium II. “Pretendemos envolver as universidades nos debates sobre a obra, por meio de reuniões”, defendeu Carlos Felipe.
A Refinaria Premium do Ceará é um compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Ceará. O empreendimento terá capacidade de processar 47,7 milhões de litros de petróleo/dia. A expectativa é que 90 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante os quatro anos de construção da obra.  Além de Sobral, a comitiva da Assembleia passará por 11 municípios.
Confira abaixo o cronograma de reuniões nos municípios que receberão a campanha:
05/06: Sobral
06/06: Tianguá
07/06: Crateús
13/06: Quixadá
14/06: Limoeiro do Norte
20/06: Crato
21/06: Iguatu
27/06: Baturité
28/06: Aquiraz
04/07: Itapipoca
05/07: Camocim
15/07: Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário