Serviço de Neurologia do HGF realiza Mutirão da dor de cabeça




 O  Setor de Cefaleias do Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza hoje, sábado (25), mais um Mutirão da Dor de Cabeça. Neurologistas e médicos residentes do Setor que estarão atendendo e orientando as pessoas no horário de 8 às 16 horas, também darão consultas aos primeiros 80 pacientes que chegarem ao Hospital com encaminhamento da atenção básica para uma consulta com neurologista por dor de cabeça e portando um documento de identificação, com foto. Os pacientes que não forem atendidos no sábado, receberão orientação e terão seus nomes e contatos cadastrados para agendamento de consulta no ambulatório de dor de cabeça do HGF nas semanas seguintes.

        De acordo com o médio João José Carvalho, chefe do Setor Nefrologia e da Unidade de AVC do HGF, atualmente, milhares de pessoas em Fortaleza aguardam por uma consulta com o neurologista por motivo de dor de cabeça. A ideia do mutirão é ajudar a diminuir esta fila e ampliar as informações sobre o que é dor de cabeça, os seus tipos mais comuns, como se conduzir nas crises, o que é importante dizer na consulta, dentre outras.

        O neurologista informa que milhões de pessoas em todo o mundo têm suas vidas fortemente afetadas por dores de cabeça. De forma isolada, é a queixa mais comum da humanidade e representa a décima causa de procura ao médico e a quarta causa de procura a emergências. Estima-se que 90% da população mundial apresente  pelo menos uma dor de cabeça a cada ano e destes, cerca de 10% necessitem auxílio médico para o alívio de sua dor.

        “As dores de cabeça não só afetam o sofredor mas as suas relações. A maioria dos pacientes com dores de cabeça recorrentes tem a sua vida pessoal, familiar, social e produtiva severamente afetada. Um estudo estimou que a qualidade de vida das pessoas com enxaqueca, por exemplo, é pior do que de pessoas com diabetes, hipertensão arterial, asma e osteoartrite”, diz o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário