Roberto Claudio, prefeito, vai à Regional VI


Prefeito visita obras de reforma dos postos da Regional VI e assegura melhoria no atendimento


Até o dia 15 de junho, a população dos bairros da Secretaria Regional VI será beneficiada com a conclusão da reforma e ampliação de quatro postos de saúde. Nesta quinta-feira (23/05), o prefeito Roberto Cláudio visitou as obras e anunciou mudanças no horário de funcionamento das unidades, que será ampliado para 7h às 19h, sem interrupções. O secretário da Regional VI, Renato Lima, garantiu que a partir da conclusão das obras iniciará a fase de montagem de equipamentos para o atendimento da população.
O Prefeito aproveitou a visita para comunicar o cronograma de obras na área da saúde que envolve as unidades básicas. “Iniciamos um processo de reforma e ampliação que passará pela modernização de todos os postos de saúde. A mudança não é apenas na estrutura física, mas na ampliação do horário de funcionamento, disponibilizando mais médicos e medicamentos”, declarou Roberto Cláudio. De acordo com o Prefeito, outros 56 postos de saúde serão reformados e ampliados. No pacote de obras, está prevista ainda a construção de 25 novos postos de saúde a partir de julho, o que elevará de um total de 92 para 117 unidades básicas de saúde.
Em parceria com o Governo Federal, 112 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) já estão trabalhando nos postos de saúde. Outra novidade no funcionamento dos postos é a marcação de consultas por telefone. Já a coleta de exames de sangue será feita em cada unidade de saúde com resultado da análise médica entregue na próprio posto de saúde onde foi feita a coleta. “Isso evitará que cada cidadão tenha que se deslocar de seu bairro ao Centro da cidade em busca do resultado do exame de sangue, o que vai gerar economia e conforto”, disse o prefeito Roberto Cláudio.
O secretário Renato Lima apresentou as mudanças na estrutura física dos postos em reforma. “Algumas unidades passarão de apenas um consultório odontológico para três salas de atendimento, equipadas com procedimento de raio-X. Todas as salas de atendimento médico serão climatizadas, além da ampliação de consultório médicos de clínica geral”, declarou o Secretário.
As reformas fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura de Fortaleza previstos para a saúde neste ano, anunciados pelo prefeito no dia 10 de abril. Cerca de R$ 49 milhões, provenientes de fundos do Ministério da Saúde e recursos próprios do município, estão sendo investidos na reforma e ampliação dos postos de saúde e na construção das novas unidades.
Além da infraestrutura, o pacote de ações na área da saúde inclui outras medidas que já estão sendo implantadas inicialmente nas Regionais V e VI, com melhorias e aquisição de equipamentos, distribuição de medicamentos e do sistema de informação dos postos. Além disso, a rotina nas unidades se tornará mais higienizada, com salas limpas e climatizadas onde serão feitas as coletas de sangue e encaminhamentos de exames.
Como resultado das ações, a Prefeitura de Fortaleza já conseguiu ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família na atenção primária, passando de 33% para 50%, com a entrada de 112 novos médicos do Programa de Valorização a Atenção Básica (Provab). Houve ainda a realização de seleção pública e posse dos 108 gestores de postos de saúde e hospitais de Fortaleza.
Saiba mais:
Reforma e ampliação de Postos de Saúde da Regional VI
Centro de Saúde da Família Edmar Fujita – Dias Macedo
Centro de Saúde da Família Alarico Leite – Passaré
Centro de Saúde da Família Janival de Almeida – Castelão
Centro de Saúde da Família – Evandro Ayres de Moura – Jangurussu

Nenhum comentário:

Postar um comentário