Roberto Claudio bota o pé no barro no entorno do Castelão


Faixa da Av. Alberto Craveiro será liberada

O prefeito Roberto Cláudio visitou, ontem pela manhã, as obras de mobilidade urbana no entorno do Estádio Arena Castelão e garantiu que o espaço estará pronto no dia 15 de junho, data de início da Copa das Confederações.
Em Fortaleza, o primeiro jogo acontecerá no dia 19 de junho, quando o Brasil enfrentará o México. Na visita, o prefeito anunciou ainda que, a partir de amanhã, uma faixa da Avenida Alberto Craveiro, que já encontra-se asfaltada, estará liberada para o tráfego de veículos.
Ao caminhar pelas obras, o prefeito assumiu compromisso com a população entregar a Av. Alberto Craveiro, na altura da ponte que dá acesso ao Castelão até a rotatória, a tempo das Confederações. “Vai dar tempo. Nós recebemos a obra com apenas 2% realizada, onde foram feitas seis desapropriações sem nenhuma intervenção da Cagece, da Cegás, da Coelce e da Oi. Hoje, estamos aqui andando sob o novo asfalto com 70% de andamento, tanto da Alberto Craveiro como da Rotatória”, afirmou.
RITMO DE ANDAMENTO
Segundo ele, um novo ritmo de andamento foi dado aos serviços de mobilidade desde que assumiu a gestão. Roberto afirmou estar seguro em recuperar o tempo perdido e, mais uma vez, destacou que nenhum projeto executório havia sido entregue após dois anos do primeiro contrato, e que 50% dos recursos foram disponibilizados em sua gestão, para que fossem realizadas as interferências e desapropriações que deram celeridade ao que já deveria ter sido feito.  “Nós tivemos que trocar o pneu com o carro andando – fazer o projeto executivo à medida que fazíamos as primeiras intervenções”, disse.

Para dar tempo, o prefeito afirmou que irá cobrar da construtora que os funcionários trabalhem em três turnos, inclusive nos finais de semana. “Estamos, hoje, fiscalizando e monitorando, não podemos cochilar, vamos pedir o compromisso e apoio da população de Fortaleza para também monitorar”. Indagado se teria um Plano B, caso haja atrasos na entrega por conta da estação chuvosa, ele disse que toda equipe está trabalhando com o plano de cumprir o prazo estabelecido, e sobre as chuvas a situação está sendo tratada e acompanhada junto com a Funceme.
O que não for de compromisso para a Copa das Confederações, mas para a Copa do Mundo, será encaminhada em paralelo, como a continuidade, no final do mês de junho, aos trabalhos iniciados nas Avenidas Paulinho Rocha, Dedé Brasil e Raul Barbosa.
Conforme assegurou, as obras para o mundial tem o prazo de mais um ano para serem concluídas. “Recebemos essas três outras obras sem projeto executivo, sem nenhuma desapropriação realizada, sem nenhuma interferência paga. Então, tudo isso, ao passo que essa obra teve em seu andamento nós tratamos de ir resolvendo desapropriação, interferência para que pudéssemos encaminhar agora com mais tranquilidade e com mais rapidez para diminuir o transtorno natural que causará”.
VIA EXPRESSA/RAUL BARBOSA
Conforme anunciado, as interdições para a construção da Via Expressa começarão no dia 11 deste mês. Serão criados desvios para reduzir os transtornos e prejuízos no trânsito. de Fortaleza. “Será um ano de transtorno para que tenhamos uma obra definitiva, a primeira Via verdadeiramente expressa da Cidade”, afirmou o prefeito. O projeto foi redefinido e aprovado pelo Comitê Organizacional da Copa, Secretaria de Cidades e o Governo Federal.

De acordo com Roberto Cláudio, a redefinição do projeto fez reduzir, significativamente, a necessidades de desapropriações e o impacto ao Parque do Cocó. No entanto, 25 residências já foram desapropriadas e muitas, incluindo comércios, estão em negociação.
Ele afirmou que as questões burocráticas já estão resolvidas, mas que a Prefeitura não irá iniciar todas as obras ao mesmo tempo por questões de planejamento do trânsito. “Iremos começar apenas Via Expressa e depois de liberarmos algumas faixas iremos para a Avenida Raul Barbosa que é uma obra de menor complexidade”.
NOVO PLANO DE MOBILIDADE
Na ocasião, o prefeito informou que até o final do mês de junho será entregue à Câmara Municipal de Fortaleza um novo cronograma de investimentos em mobilidade urbana para os próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário