Quem conta um conto, aumenta...ce sabe

Abolição 125 anos I
O economista Marcelo Neri, o "Senhor dos Números", vem constatando o aumento da proporção de pretos (para usar a classificação do IBGE) "com maior nível de escolaridade, que não renega a raça."
Para o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), isto contraria a tese de que, quando a pessoa subia na vida, a tendência era esconder sua origem. "Desde a virada do século, as pessoas que sobem mais estão se declarando mais pretas. Será isso devido ao maior orgulho racial?"
Abolição 125 anos II
Quem quiser ver de perto o original da Lei Áurea tem que ir esta semana ao Arquivo Nacional, ali na Praça da República, no Rio, onde haverá, de hoje o dia 17, a exposição "Arquivos do Brasil: Memória do mundo."
O documento, de 41,5cm x 53,2cm, só pode ficar exposto por poucos dias, e sempre em vitrine climatizada.
Abolição 125 anos III
O Círculo Monárquico do Rio de Janeiro tem organizado uma série de eventos para comemorar os 125 anos da abolição da escravatura.
Ontem, no Mausoléu da Princesa Isabel, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, houve missa para celebrar a Redentora.

Penso eu -POstei isso aí agora, porque estava em dúvida sobre contar uma historinha. Dias passados, bem poucos, por sinal, uma jornalista questionou, quase como se fosse conversa fiada minha, uma amizade carinhosa com a Princesa Maria Tereza de Orleans e Bragança, neta da Princesa Isabel, amizade esta mais tarde  reconhecida por um colega querida, nosso Wilson Ibiapina. A querida Princesa Maria Tereza, além de culta, elegante e charmosa, do alto de seus 92 anos, morreu faz coisa de um ano, deixando a todos nós saudosos.
Em tempo - A jornalista que "questionou" a amizade, fe-lo principalmente contando os anos, entre a Lei Áurea, da nossa Isabel, a minha idade e a idade de Maria Tereza. Na foto acima Wilson Ibiapina  dialoga com a Princesa Maria Tereza à entrada da Fundação Mário Soares, tendo ao lado umfuncionário da Embaixada do Brasil, em Lisboa. A foto é de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário