Quebrando o cachimbo


Começa Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas no interior

O Governo do Estado, por meio da Assessoria  Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, à frente a ex-procuradora de Justiça, Socorro França, realiza, a partir de hoje (14), a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas.
Os primeiros municípios a sediarem o evento serão Brejo Santo, Crato e Juazeiro, contemplando os 28 municípios da região.  Ao todo, serão realizados 22 encontros, nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (Cres), envolvendo os 184 municípios do Ceará.
A Jornada conta com uma média de 200 participantes por encontro, o que resultará  em 4.400 participantes, ao final da Jornada. O objetivo do evento é fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas no Estado.
O público será composto por prefeitos, secretários municipais, Câmaras Municipais, entidades religiosas, escolas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas, e entidades relacionadas com a temática Drogas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 5.565 municípios. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o País. Esta pesquisa contou com a participação de 4.400 municípios e revela que o crack está em 98% das cidades brasileiras ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural. No Ceará, dos 184 municípios, 117 foram pesquisados. O crescimento do tráfico e uso do crack por ser “mercadoria de baixo custo”, também está associado ao fator econômico, o que tem favorecido este comércio ilícito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário