Potengi ferve


Com prefeito foragido, vice-prefeita assume

A Câmara Municipal de Potengi, na região do Cariri,  empossou, na última sexta-feira, em sessão extraordinária, a vice-prefeita, Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues, conhecida como Vanda (PCdoB), no cargo de prefeita municipal.
A nova gestora do município foi eleita na chapa do prefeito Samuel Carlos Tenório, também do PCdoB, que foi afastado do cargo, pela manhã, após ter mandado de prisão expedido pelo desembargador Paulo Camelo Timbó, com base em investigações sobre crimes contra a administração pública.
Na mesma sessão, assumiu a presidência da Câmara, a vereadora Luzia Luziene de Oliveira Sousa (PCdoB), em lugar da vereadora Maria Bezerra Cavalcante Guedes, a Leonir (PCdoB). A substituição foi recomendação dos promotores do caso, já que a vereadora Leonir é sogra do prefeito afastado.
O prefeito Samuel não foi encontrado na cidade e, segundo informações, está fora do País, provavelmente no Chile. Samuel já é considerado foragido e a Polícia Federal deve entrar no caso.
Em cumprimento ao mandato de prisão expedido pelo desembargador Paulo Camelo Timbó, agentes da Polícia Civil, juntamente com um juiz e dois promotores, amanheceram na sexta-feira (10), na cidade de Potengi, distante 600 quilômetros de Fortaleza, para prender o prefeito Samuel Carlos Tenório Alves de Alencar e o construtor Joan Simões de Araújo, além de outros membros da Prefeitura.
As residências de Galvão, secretário de Obras do município, Emanuel contador e da auxiliar de contabilidade, Maria Alice, foram visitadas pelos policiais, promotores e juiz, para realização de buscas nas mesmas.
Joan Simões é proprietário da construtora Simões Construtora Ltda e foi preso na cidade de Juazeiro do Norte. O acusado prestou depoimento ao delegado plantonista e foi encaminhado para realizar exame de corpo e delito no IML (Instituto Médico Legal). Emanuel foi preso, juntamente com Maria Alice, e serão ouvidos na tarde da sexta-feira, na Delegacia de Polícia Civil, da cidade do Crato.
O prefeito Samuel, que é o único eleito do partido de esquerda, PCdoB, no Ceará, não foi preso por encontrar-se fora do País, juntamente com dois secretários, segundo informações de populares do município.
Policiais encontraram nos fundos da residência da auxiliar de contabilidade, uma vasta mercadoria, provavelmente merenda escolar, que foi retirada pelos policias e levada para o Fórum da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário