Porto de Fortaleza: movimentação de mercadorias cresce 20% no quadrimestre

Mais um recorde é atingido com a maior movimentação no mês da história do Porto com o total de 470 mil toneladas.

O aquecimento da economia local está refletindo na movimentação de cargas no Porto de Fortaleza, que neste quadrimestre teve um incremento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 1.650.697 toneladas de cargas importadas e exportadas. Além do bom rendimento no acumulado do ano, mais um recorde é atingido pelo Porto ao registrar a maior movimentação no mês de sua história: 470 mil toneladas (abril/2013).

De acordo com Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o Porto, esse incremento se deve ao aumento do consumo em Fortaleza, sobretudo produtos alimentícios e insumos para a construção civil.  Além disso, destaca-se a retomada da importação de milho a granel e o aumento da importação de produtos eólicos.

Paulo André informa que todas as categorias – carga geral, granel líquido e granel sólido – tiveram crescimento no quadrimestre. O principal destaque foi a carga geral, que sozinha cresceu 35% nos quatro primeiros meses do ano em relação ao período do ano anterior. Arroz, sal, frutas (melão e banana), geradores de energia eólica, ladrilhos, placas, farinha de trigo e produtos químicos diversos foram os produtos mais movimentados.

Na categoria granel líquido, os destaques foram gasolina, diesel, petróleo cru, GLP (gás de cozinha), querosene de aviação e óleo combustível. Já na categoria granel sólido, teve movimentação trigo, coque de petróleo, enxofre e milho a granel. “Desde 2006 não recebíamos milho. A infraestrutura para a operação é a mesma utilizada para o trigo, que nos torna hoje o segundo maior pólo moageiro do país”, ressalta Paulo André.

Movimentação de contêiner
Também foi registrado incremento de 36,9% na movimentação de contêineres no quadrimestre de 2013, totalizando 26.277 TEUS contra 19.188 TEUS no mesmo período do ano passado. “A movimentação de cargas em contêiner é uma tendência mundial e não podia deixar de se refletir no Porto de Fortaleza. Temos um berço especializado para operação de navios de contêiner e em breve teremos um novo pátio com 40 mil m² para aumentar a nossa capacidade de armazenamento”, anunciou o presidente da CDC.  

Número de navios

216 é o número de navios cargueiros que atracaram no Porto de Fortaleza neste ano de 2013. 

CARGA GERAL

Arroz, sal, melão, geradores de energia eólica, banana, ladrilhos e placas, farinha de trigo e produtos químicos diversos.

GRANEL LÍQUIDO
Gasolina, diesel, petróleo cru, GLP (gás de cozinha), querosene de aviação e óleo combustível.

GRANEL SÓLIDO

Trigo, coque de petróleo, milho a granel e enxofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário