Os acertos com o Leão


Receita Federal recebe 26,03 milhões de declarações em todo o País
A Receita Federal recebeu 26.034.621 declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), este ano, número um pouco acima da estimativa da instituição, que esperava receber 26 milhões de formulários.
No ano passado, 25,2 milhões de contribuintes entregaram o documento. O prazo encerrou às 23h59min59s de anteontem, pelo horário de Brasília. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Apenas no último dia de entrega, o Fisco recebeu 3.399.665 declarações. O horário de pico ocorreu das 15h às 16h, quando 262.018 pessoas físicas enviaram o documento. Neste ano, 7.361 contribuintes optaram por preencher e transmitir o formulário por meio de tablets e smartphones. O serviço foi lançado no início de abril, e a Receita esperava receber 5 mil declarações por meio de dispositivos móveis.
Durante todo o dia de ontem e madrugada desta quinta-feira, o programa gerador da declaração permaneceu fora do ar. O envio só poderá voltar a ser feito a partir das 8h de hoje, na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Ao contrário de outros anos, não será necessário instalar o aplicativo novamente no computador. O programa já está atualizado para o cálculo da multa e para a impressão da guia de pagamento para quem entregar com atraso.
COMO ENTREGAR
Quem perdeu o prazo, não poderá optar pela entrega em CDs nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível - pen drive, disquete ou disco rígido externo -, nas unidades de atendimento da Receita Federal.

O pagamento das restituições começará em junho e será feito em sete lotes mensais. No primeiro lote, que será liberado em 17 de junho, terão prioridade idosos de mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 16 de dezembro. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita deve desembolsar R$ 12 bilhões com o pagamento de restituições.
Por meio do extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC), no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br é possível verificar erros ou irregularidades na prestação de contas. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora. Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Caio Marcos Cândido, a Receita promete fornecer o extrato de todas as declarações até o início de junh

Nenhum comentário:

Postar um comentário