Opinião

Guardiões da nossa história
Paulo Tadeu – Jornalista
Passados mais de dois anos sem eleger novos sócios, o Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, numa demonstração de vitalidade com os seus heroicos 125 anos de existência, este ano já escolheu e empossou  sete novos sócios efetivos. Estes, a partir da inolvidável data da investidura,  passaram a integrar, ao lado dos demais associados da Casa do Barão  de  Studart,  o seletíssimo quadro de  guardiões da nossa história.
Logo no reinício dos trabalhos de 2013 o presidente José Augusto Bezerra empossou no Instituto do Ceará:  o ex-governador, médico , primeiro  presidente do Conselho Editorial do Senado,    estimulador das letras (a exemplo da esposa Beatriz  Alcântara) - Lúcio  Alcântara; o historiador , pesquisador , escritor  e ex-vereador  de Fortaleza  - Juarez   Leitão; e o pesquisador, escritor  e  coronel  da reserva - Afonso  Tabosa.  Foram  saudados  pelo professor Ednilo Soárez, (que  no próximo dia 27  será empossado Presidente).
Mais recentemente,  em 24 de abril,  em memorável noitada, com cerimonial a cargo do jornalista Vicente Alencar, com brilhante solenidade também presidida pelo escritor  e bibliófilo José Augusto Bezerra, foi a vez de receberem título e medalha de membro da respeitável entidade:  a professora, doutora e pós-doutora em Letras, bibliófila e romancista  -  Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez; o professor, doutor em História e  Filosofia, articulista de importantes revistas e já possuidor do título  de “Amigo do Instituto do Ceará” -  Francisco Adegildo  Férrer; o ex-senador, bibliófilo, profundo conhecedor de cultura geral,  jurisconsulto, tribuno, conferencista fulgurante, escritor,  professor de Direito e Comunicação Social,  além de personalidades das mais estimadas, admiradas e respeitadas no jornalismo, na televisão  e no rádio cearense  - Cid Sabóia de Carvalho;  e o pesquisador nato, meticuloso e incansável no Arquivo Público do Ceará, no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, graduado em Direito e ex-Superintendente da Polícia Federal no Ceará e em outros estados, rotariano, líder Católico, autor  de livros como “Pedra Branca – Sec. XIX ” e “A Cronologia da Diocese de Fortaleza” e em fase de  publicação   “ A Cronologia da Igreja Católica no Ceará” e “A Guarda Nacional no Ceará” -  Geová Lemos Cavalcante .
Honradamente possuo o título de “Amigo do Instituto do Ceará” -  a primeira instituição cultural de nossa terra. O Instituto  zela e preserva preciosidades como  documentos originais do fundador do Ceará, Martins Soares Moreno, de José de Alencar, Capistrano de Abreu, Barão de Studart... A Revista do Instituto  é imprescindível  fonte de pesquisa sobre a nossa gente.  Parabéns a todos os guardiões  da nossa história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário