N.S.de Fátima venerada em Fortaleza


Multidão reafirma fé durante procissão

“Maria venha caminhar com seu povo”, pedia através do canto a multidão de fiéis que, ontem, no simbólico treze de maio, mais uma vez foi às ruas de Fortaleza para reafirmação da crença em Nossa Senhora de Fátima.
Com uma estimativa de público, projetada pela organização do evento, de 130 mil participantes, a procissão que partiu da Igreja do Carmo, no Centro, rumo ao Santuário na Treze de Maio, no bairro de Fátima, uniu gerações e celebrou a fé, daqueles cearenses que garantem devoção a Virgem que, segundo a Igreja, protagonizou aparições a três pastorinhos, na Cidade portuguesa de Fátima, em 1917. 
No Santuário, que faz referência à Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, ontem, ao todo foram realizadas 11 missas. Agendada para sair da Igreja do Carmo às 18h, a caminhada que levaria os devotos à última missa do dia, no bairro de Fátima, integrou músicas, louvações e orações. Com velas protegidas por suportes de plásticos ou papel, a multidão, seguiu pelas vias do Centro.
Nas ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e Avenida Treze de Maio a procissão ganhava corpo. Nas proximidades do Santuário, pausa para a tradicional chuva de fogos e papéis picados, diante da imagem de Nossa Senhora, que durante todo o percurso foi resguardada por soldados do exército. 
DEMONSTRAÇÕES DE FÉ
Junto ao carro que conduziu a imagem, de uma Igreja a outra, o padre Jairo, pároco da Igreja do Carmo, orava e celebrava, segundo ele “o ato de fé proclamado por milhares de católicos”. De acordo com ele, a festa para Maria este ano, novamente, sintetizou e enfatizou aquilo que os cristãos apreciam na Virgem.  “Essas manifestações, além de fazer referência às aparições em Portugal resgatam e evidenciam nossa crença. É aforma de demonstrar os ensinamentos que aprendemos com Maria, de respaldar nossa fé”, completou.

Conforme o padre, todos os anos o novenário de Nossa Senhora de Fátima, celebrado em maio, convida os fiéis a demonstração pública desta devoção, bem como à reflexão das condutas individuais. Com tema “Celebrando a fé no mês de Maria. A Mãe de Deus foi feliz, porque acreditou” (Lc 1,45) a Paróquia de Fátima celebrou durante 10 dias sua padroeira, reforçada, este ano, pela simbologia de 2013 ser considerado o “Ano da Fé” pela Igreja Católica.
TERÇO GIGANTE
No percurso que reuniu jovens, idosos, crianças e adultos, destaque para a família Viana, que pelo terceiro ano consecutivo confeccionou um terço gigante de isopor, que foi carregado durante toda a caminhada pelo grupo de parentes. “Não fizemos promessa não, é apenas adoração mesmo. Temos tanto a agradecer e gostamos tanto de demonstrar nossa fé, que há três anos nos organizamos para embelezar a caminhada com o terço. Nos faz bem e nos reúne”, defendeu uma das integrantes da família, a técnica em radiologia, Ana Viana.

O que move a sua devoção em Nossa Senhora?
“Tenho um filho que nasceu no dia 13 de maio e todos os anos venho para a procissão para celebrar Nossa Senhora e homenageá-lo. É ela quem protege minha família. Particularmente, hoje, não tenho o que pedir, pois aprecio tanto a conduta dela que só tenho a agradecer tudo o que já alcancei.”
Edilson Cavalcante, vendedor e morador do bairro de Fátima

“Sou devota fiel. Todo dia 13 eu saio de casa e vou ao Santuário, sempre foi assim, desde criança. Ela é minha referência, é quem me guia dentro da Igreja. Além disso, devido todas as graça que já alcancei através dela. Todos os anos eu trago 100 lanterninhas [velas protegidas com garrafas pet] para doar para os devotos e iluminar a procissão.”
Marta Lúcia, costureira e moradora do Jardim Iracema

THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário