Na primeira fala Zezinho Albuquerque pede união pela refinaria


Presidente da AL em prol da refinaria

“O Ceará merece muito mais”, foi o que disse, ontem, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, José Albuquerque (PSB), que foi à tribuna convocar toda a sociedade cearense, para uma mobilização em prol da instalação da Refinaria Premium II no Ceará.
“Na condição de presidente desta Casa, levarei a mensagem da Assembleia Legislativa a todas as macrorregiões do Ceará, sobre a importância desse empreendimento para nossas vidas”, disse, o parlamentar, ressaltando que a implantação da Refinaria permitirá ao Estado ter “autonomia” para que “não possa ficar toda semana, com pires na mão em Brasília”.
O parlamentar informou que em um ano de pleno funcionamento, a refinaria aumentará em 50% o PIB do Estado. Segundo explicou, cerca de US$ 11 bilhões deverão ser aplicados no empreendimento, e quando a fábrica estiver funcionando, refinará 300 mil barris de petróleo por dia, além de produzir diesel, querosene de aviação, coque (uma espécie de combustível sólido), nafta, gás de cozinha e combustível de navio. Na fase de construção o empreendimento gerará 90 mil empregos diretos e indiretos.
Para Albuquerque, o Estado não pode ficar à mercê apenas do repasse na União. O parlamentar relembrou que a Refinaria Premium II foi prometida pelo ex-presidente Lula, e depois ratificado pela presidente Dilma Rousseff, “porém ainda não saiu do papel”. José Albuquerque ressaltou, também, que em 2010, Lula em seus últimos atos, antes de entregar a faixa para Dilma, veio ao Ceará e lançou a pedra fundamental. O socialista destacou a massiva votação que tanto o ex-presidente Lula como a presidente Dilma teve no Ceará.
“Compreende-se que a Refinaria não é somente uma necessidade do Ceará, mas do Brasil. Na próxima década, a produção da Petrobras mais que duplicará. A participação do Pré-Sal na produção da Petrobras no País, em 2020, será de 40% do volume total produzido”, assegurou.
Gasolina vilã
O parlamentar destacou, também, que a gasolina foi a grande “vilã” do déficit da balança comercial de petróleo e derivados em 2012, e reverberou que só em 2013, foram gastos mais de R$ 3 bilhões para comprar o combustível fora do País, entretanto, ajuizou que a situação deve melhorar com a entrada da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

“Falta Dilma, e a presidente da Petrobrás, Graça Foster, se esforçarem para honrar esse compromisso firmado com o povo cearense”, reclamou, ponderando que, apesar disto, o Ceará, sob o comando do governador Cid Gomes e com a parceria do ex-presidente Lula e de Dilma Rousseff, conseguiu atrair importantes empreendimentos, como novas fábricas, usinas, hotéis e empresas, que fomentam a economia do Estado.
O parlamentar cobrou ainda a necessidade de o governo Federal cumprir com as promessas, como a finalização da transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina, haja vista, que o Estado necessita dos empreendimentos para se desenvolver.
Casa lotada
José Albuquerque discursou perante um plenário lotado e contou com a congratulação de todos os parlamentares. Em aparte, a deputada Bethrose (PRP) afirmou que todos cearenses devem entrar na Campanha, em virtude de que a refinaria por ser uma obra grandiosa, “irá impulsionar o crescimento do Nordeste e do Brasil”.

O deputado Osmar Baquit (PSD) criticou a demora para a implantação da refinaria no Estado. Afirmou que com a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma vai acelerar a refinaria. “Quantas vezes os parlamentares falaram aqui que o Estado de Pernambuco é muito mais privilegiado do que o Estado do Ceará. Hoje estou torcendo que Eduardo Campos seja candidato, para que a refinaria chegue aqui e a Dilma olhe mais para a gente”, disse.
Questão oportuna
O líder do Governo, deputado José Sarto (PSB), classificou a campanha de José Albuquerque como extremamente oportuna. “Essa questão já se arrasta há anos. É preciso que o Governo Federal tenha ações concretas para assegurar o que foi prometido pelo presidente Lula e depois pela presidente Dilma”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário