Ministro vem ao Ceará descerrar fotografia de SUperintendente Regional do Trabalho


Ministro do Trabalho cumpre agenda movimentada no CE

O titular do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, esteve cumprindo uma extensa agenda neste fim de semana, no Ceará, onde participou de lançamento de programas voltados à área de geração de emprego e renda, a exemplo da Estação Trabalho, que foi inaugurada no último sábado, no município de Capistrano.
Ele também compareceu à solenidade de descerramento da fotografia do ex-titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE), Júlio Brizzi Neto, e do lançamento da segunda edição do livreto com o resgate histórico do órgão, no qual constam as fotografias de todos os seus ex-superintendentes, além de um resumo de suas carreiras e atuações em prol dos trabalhadores cearenses.
Ao realizar seu discurso, o ministro destacou que nunca houve, na história brasileira, o registro de que um trabalhista tenha traído esta questão no País, uma vez que todos são muito comprometidos com esta causa. E parabenizou os jovens superintendentes que estiveram e estão à frente do órgão no Estado do Ceará, no caso Júlio Brizzi (anterior) e Francisco José Pontes Ibiapina (atual). “A Superintendência, aqui do Ceará, está de parabéns. Tem uma boa sede e condições de atender bem à comunidade.
Há algumas que estão completamente desestruturadas e mais de 150 delas contam com apenas um servidor. Isso porque, cerca de 97% dos aprovados no último concurso do MTE já saíram, uma vez que passaram em outros concursos melhores”, lembrou Manoel Dias.
CRESCIMENTO
Questionado pela reportagem do Jornal O Estado a respeito do atual momento que o Ceará está passando, com uma série de grandes empreendimentos estruturantes, ele ficou bastante entusiasmado.

Especialmente com relação à região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), cuja Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) deverá gerar, somente no ano que vem, mais de 15 mil empregos diretos, pois entrará na fase principal de implantação. Isto sem falar nos indiretos, que deverão atender uma série de necessidades desta massa trabalhadora – como transporte, alimentação, hospedagem, dentre outras. “Este é um momento ímpar para o Ceará e a presença do nosso Ministério - através da SRTE-CE e da oferta de uma série de programas, como o de economia solidária, qualificação profissional para jovens e melhorias para os trabalhadores -, é de suma importância. Assim como a participação da iniciativa privada, trabalhando em conjunto conosco e sendo parceira nesses projetos”, ressaltou o ministro do Trabalho.
Manoel Dias lembrou que assumiu o Ministério há pouco tempo e está representando um partido (PDT), dentro de um governo que é plural. Por esse motivo, averte que é preciso oferecer total apoio à presidenta Dilma Rousseff, a fim de que ela possa tomar as medidas necessárias para melhorar a situação trabalhista no País.
“O Brasil tem passado por um momento muito importante, com milhões de pessoas sendo resgatadas da situação de extrema pobreza. Mas ainda existem milhares de pessoas por lá, que precisam de uma oportunidade para sair desta situação. Vamos trabalhar pela regulamentação do direito dos funcionários públicos se organizarem e, até mesmo, reivindicando a possibilidade de greve, que é um instrumento de outras categorias”.
O atual titular da SRTE-CE, Francisco Ibiapina, destacou a importância da presença do ministro no Ceará, especialmente no local onde a missão do órgão se efetiva. “É muito importante o reaparelhamento da nossa Superintendência, pois nos últimos anos quase meio milhão de trabalhadores foram beneficiados, graças às ações da SRTE-CE. E seria importante nossa elevação para a categoria do Grupo 1, para melhor atendermos à população”, solicitou.
Em resposta o ministro desejou a ele e sua equipe toda a sorte e capacidade para realizar um bom trabalho à frente do órgão. “E vou buscar melhorias para a Superintendência do Ceará e promover a realização de concursos para aumentar o efetivo das unidades regionais. Temos de fazer com que este País,

Nenhum comentário:

Postar um comentário