Landim exalta aprovação da Universidade Federal do Cariri

O deputado Welington Landim (PSB) parabenizou, ontem, as regiões do Cariri e do Vale do Salgado pela criação da Universidade Federal do Cariri. “É uma luta de todos e mérito desta Casa, dos deputados federais, senadores, prefeitos e, de modo especial, do povo de Juazeiro do Norte, além do próprio reitor da UFC, professor Jesualdo Farias”, declarou.
Durante as discussões no Congresso Nacional, o deputado Welington Landim chegou a apresentar e a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, requerimentos que mobilizaram a bancada federal do Ceará. Inicialmente, foi o requerimento endereço aos deputados federais, onde o projeto tramitava naquela época, e depois os requerimentos aos três senadores cearenses: “Claro quer surtiu efeito. Eles atenderam ao nosso pedidos, como bons representantes que são do Estado do Ceará”, disse Welington.
A nova universidade federal vai ser integrada pelos campi já existentes de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, serão criados novos campus nos municípios de Icó e Brejo Santo. Inicialmente, serão oferecidos 27 cursos de graduação, a serem definidos pela comissão de implantação da universidade. A meta é atender a 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação.
Concurso
Com a Universidade Federal do Cariri será realizado concurso para contratar de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 cargos de direção e funções gratificadas. A criação da Universidade Federal do Cariri representa significativa ampliação e descentralização da oferta de ensino superior público e gratuito, proporcionando inclusão social a considerável parcela da população que não poderia arcar com as despesas para frequentar faculdades particulares.

E os benefícios da criação da Universidade Federal do Cariri vão além, pois, em virtude da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, também asseguram a ampliação da geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, promovendo o desenvolvimento de toda a região do Cariri e seu entorno, beneficiando, em consequência, cerca de 800 mil pessoas somente no Cariri cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário