Justiça confirma condenação de iraniano acusado de tentar assassinar auditor

O réu foi acusado de ser o mandante na tentativa de homicídio de um servidor da Receita Federal do Brasil
 Em decisão unânime, foi confirmada nesta quarta-feira, 8, a pena de 20 anos de reclusão imposta ao empresário iraniano Farhad Marzivi. O Tribunal Regional Federal da 5ª região condenou Marvizi pela tentativa de homicídio ao auditor da Receita Federal José de Jesus Ferreira, em dezembro de 2008. Seguindo o voto do desembargador federal Vladimir Carvalho, relator do processo, a Segunda Turma do TRF5 entendeu que não há razão aos fundamentos utilizados pela defesa, baseado no conjunto de provas dos autos.
 A condenação é resultado de apelação do Ministério Público Federal no Ceará ao TRF5, que determinou a realização do julgamento por Tribunal de Júri da Justiça Federal. Atualmente, o iraniano encontra-se recluso no Presídio de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
 Entenda o caso
O empresário iraniano Farhad Marzivi, conhecido como "Tony", era dono de uma rede de lojas de eletroeletrônicos, localizadas em Fortaleza e registradas em nomes de terceiros (laranjas). A Receita Federal realizou auditorias e autuações, em 2007 e 2008, nas lojas do iraniano e apreendeu mercadorias importadas de forma irregular e colocadas à venda. A equipe da Receita era chefiada pelo auditor José de Jesus Ferreira.
 No dia 9 de dezembro de 2008, Ferreira sofreu uma tentativa de homicídio, no bairro Varjota, em Fortaleza. O auditor levou cinco tiros disparados por uma arma de uso restrito da Polícia e efetuados por duas pessoas que trafegavam em uma moto.
 De acordo com as apurações da investigação policial, o crime foi firmado entre o iraniano e o eletricista Francisco Cícero Gonçalves de Sousa, assassinado por cobrar a segunda parte do pagamento pelo crime que não conseguiu concluir. O empresário foi processado na Justiça comum pelas mortes do casal Carlos José Medeiros e Maria Elizabeth Almeida Bezerra, colaboradores na averiguação do atentado a Jesus Ferreira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário