Governo estuda implantação de Polo Tecnológico em Fortaleza



O Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), estuda a implantação de um Polo Tecnológico em  parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Após missão oficial na Espanha, onde foi possível conhecer a estrutura do Parque Tecnológico da Andaluzia, em Málaga, dentre outros equipamentos, o Presidente do Cede, Alexandre Pereira, avalia que a instalação de um polo semelhante no estado é importante para o desenvolvimento da economia voltada à área tecnológica e criativa.

        Para Alexandre Pereira, a ideia de um local que reúna os principais agentes do setor tecnológico e de inovação do estado, deve representar o início de um novo mercado. "Um polo com a participação de Governo, Prefeitura, Universidade e iniciativa privada vai gerar um modelo para essa cadeia produtiva no Ceará. Queremos o poder público como indutor dessa transformação, pra atrair novas empresas e fortalecer as que já  atuam nessa área. Ganhamos em geração de emprego, renda e em inovação tecnológica", afirma.

        Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Robinson de Castro, que também participou da missão e está diretamente envolvido nas articulações do Polo Tecnológico, o empreendimento deve criar uma nova configuração para a área de tecnologia na capital. "Queremos que o poder público possa fazer o fomento à tecnologia. Colocar empresas grandes e menores juntas incentivando o uso da inovação em diversos setores cria uma  sinergia bastante saudável para o desenvolvimento da cidade", ressalta.

        Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza manterão encontros nos próximos dias para aprofundar a discussão sobre o polo tecnológico até chegar à definição do melhor formato que o equipamento terá.



Espanha



        O Parque Tecnológico de Andaluzia foi concebido para oferecer dinamismo tecnológico na indústria na Andaluzia, proporcionando a geração de conhecimento científico e tecnológico, a implementação de serviços industriais e de alta qualidade, e permitindo a implementação e testes de novas tecnologias, além da criação de estruturas de tecnologia e serviços de treinamento empresas e instituições orientadas. Esse ambiente acabou consolidando o Parque Tecnológico de Andaluzia como um ambiente científico, cultural e recreativo entre os  diferentes agentes inovação. Hoje esse polo conta com mais de 600 empresas instaladas, que juntas faturam cerca de 1,5 bilhão de euros anualmente.

        Além do Parque Tecnológico de Málaga (Andaluzia), a missão visitou o Parque Tecnológico de Córdoba, o Porto Marítimo de Málaga, a Empresa Municipal de Tratamentos de Resíduos de Córdoba, e também se reuniu com líderes políticos e empresariais. Além dos Secretários Alexandre Pereira e Robinson de Castro, também participou o Vice Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jorge Parente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário