Federais apanham e choram no pé do tronco


Parlamentares federais rebatem críticas da AL
Parlamentares federais, que compõem a bancada nordestina, rebatem críticas feitas pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que quase diariamente, denunciam e cobram na tribuna, mais união da bancada para dar celeridades às ações anunciadas pelo governo Federal, para minorar os efeitos da seca no Estado.
“A bancada federal nordestina é muito forte para apoiar o Governo Federal, mas não se interessa em lutar ou cobrar ações efetivas para minoração da estiagem, assim como as ações para permanência do Dnocs”, disse o deputado Ely Aguiar (PSDC) (foto), no último dia 2.
Falta de Infraestrutura
Em defesa da bancada federal, o deputado Chico Lopes (PCdoB), salientou que  a bancada está movimentando-se e procurando soluções. Para o comunista, a cada ano, a situação agrava-se no Nordeste, em virtude do País não ter infraestrutura e ressaltou que nesse momento, pelo menos se a transposição do rio São Francisco estivesse concluída, o cenário seria outro.
“O que eu posso dizer é que a frente parlamentar está à frente em defesa do Nordeste, Iutando para criar infraestrutura, como a transposição do rio São Francisco, as Refinarias, porque enquanto não se criar infraestrutura nós teremos essa dificuldade. O País não tem infraestrutura nem de estrada, não tem condições de resolver fortemente a sua distribuição da sua produção”, rebateu. Para Chico Lopes, as críticas do legislativo cearense, demonstram a “convivência democrática”, mas disse não sentir atingido, haja vista que, a bancada faz o possível para amenizar a crise no Nordeste.
O deputado Federal Danilo Forte (PMDB), afirmou que tem cobrado junto ao governo Federal a execução das medidas. “Na semana passada, estive na Conab duas vezes. Infelizmente, o segundo leilão para o transporte deu deserto, haja vista que, nenhuma empresa habilitou-se para isso”, afirmou, assegurando que defendeu junto ao ministro da Integração, a realização de uma parceria com o Exército, Marinha, Aeronáutica para que o transporte do milho fosse realizado por meio de uma das corporações militares. “Com relação às execuções, temos cobrado, permanentemente, a aprovação de projetos de engenharia para às obras estruturantes, inclusive, cobrando, também, por parte dos governos dos estados, apresentações de projetos de várias adutoras que serão executadas e estão pré-aprovadas, mas estão faltando os projetos de engenharia”, exemplificou, concordando que o Legislativo tem que estar permanente no papel de cobrar o Executivo.
DNOCS
Outro tema que os parlamentares estaduais cobram atenção da bancada nordestina, é o esvaziamento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a discussão da transferência da sede do órgão de Fortaleza para Brasília. A deputada estadual republicana, Fernanda Pessoa, explanou na tribuna a necessidade da instituição ser “reestruturada urgentemente”, e da “extrema necessidade”, para isso, conclamou, principalmente, a bancada nordestina para uma mobilização a fim de garantir que não venha a prevalecer à proposta de mudança da sede administrativa.
Chico Lopes afirmou que a frente parlamentar deseja a revitalização do órgão, como a realização de  concurso para os novos funcionários. “Defendemos a criação de um novo Dnocs preparado para atender a uma nova realidade”, afirmou. Sobre a transferência do órgão, disse que não há o que avaliar e assegurou que o desejo dos parlamentares federais é que a sede continue no Ceará.
“Se ela sair do Ceará, ou for para outro estado do Nordeste, não vamos nos submeter aos tramites burocráticos”, declarou.
Já o peemedebista Danilo Forte, declarou que não se pode cair “na falsa polêmica”, em que, a simples transferência da sede resolveria o problema. Segundo ele, “tem que acontecer políticas públicas claras para que sejam desenvolvidas pelo órgão, entretanto, sendo fundamental que a priori, sejam injetados recursos financeiros e de pessoal, pelo fato de que, hoje, não tem nem gente para trabalhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário