Está no UOL

Em protesto, mulheres bloqueiam saída de PMs em Fortaleza


DE FORTALEZA
Mulheres de policiais militares do Ceará que participaram da greve da categoria em 2011 fizeram um protesto neste domingo (12) em Fortaleza contra a transferência de seus maridos para unidades no interior do Estado.
Segundo Nina Carvalho, representante da associação das mulheres de PMs cearenses, cerca de cem policiais foram transferidos para o interior como represália à participação na paralisação.
Por isso, cerca de 50 mulheres bloquearam a saída do Batalhão de Eventos da PM em Fortaleza entre as 12h e as 14h, impedindo a saída dos policiais que fariam a segurança do jogo entre Fortaleza e Ceará deste domingo.
"É um protesto porque tivemos que passar o Dia das Mães com nossos filhos e sem os pais deles", afirmou Nina.
Os policiais chegaram a abrir um buraco no muro do batalhão, pelo qual conseguiram sair, mas enfrentaram novamente a resistência das mulheres, que cercaram os ônibus que os levariam ao jogo.
O protesto só teve fim depois que o governador Cid Gomes (PSB) apareceu pessoalmente no local, com o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Matias, e com o secretário de Segurança, coronel Francisco Bezerra. Em um rápido encontro, marcaram com as manifestantes uma reunião para o próximo dia 24, na sede do governo.
Apesar de resolvido o protesto, o caso evidencia uma nova tensão se formando entre a polícia e o governo do Ceará, que em 2011 acabou culminando na greve. Há reivindicações pendentes que voltam a ser cobradas pelos policiais militares, como redução da jornada de trabalho e a implantação de um plano de promoções dos servidores mais antigos.
A categoria teme que haja a demissão de um grupo de 44 PMs que o governo identificou como participantes do movimento grevista. Segundo a Aspramece (Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do CE), um deles foi demitido na semana passada. "Uma nova greve não está descartada", afirma Pedro Queiroz, presidente da associação.
Procurada pela reportagem, a assessoria da PM afirmou que só o comandante-geral pode comentar a questão e que ele não estava disponível na tarde deste domingo. (AGUIRRE TALENTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário