Encontrão de gestores


Ceará sedia encontro estadual com gestores municipais
Nesta sexta-feira (24), o Ceará vai sediar o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento acontece durante todo o dia no Centro de Eventos do Ceará. Organizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, o encontro conta a participação de todos os Ministérios e, no Ceará, é realizado em parceria com o Governo do Estado e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece).
A abertura acontecerá às 9h e contará com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra e dos Portos, Leônidas Cristino. O secretário Odorico Monteiro representará o Ministério da Saúde na ocasião. Os anfitriões serão o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, e a presidenta da Associação dos Municípios do Ceará, Adriana Pinheiro.

O evento é mais uma iniciativa do Governo Federal para estreitar o relacionamento e a parceria com os entes federados. O Ceará é o décimo estado a receber o encontro estadual, que é uma continuidade do apoio oferecido aos municípios de todo o país durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro deste ano, na capital federal com a presidenta Dilma Rousseff.
A programação principal abrangerá os seguintes eixos: saúde e educação, instrumentos de planejamento e apoio à gestão local, programas sociais, infraestrutura e participação social. Para cada estado haverá uma programação alinhada às necessidades regionais. Os participantes também contarão com oficinas de capacitação técnica e salas de atendimento individualizado, onde receberão orientação dos técnicos de cada Ministério e conhecerão em detalhes as ações da área federal.
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz Odorico Monteiro, proferirá palestra, às 14 horas, sobre os investimentos do Ministério da Saúde na Atenção Básica. Técnicos do MS apresentarão nas oficinas detalhes das principais ações do MS, como a implantação do Sistema Cartão Nacional de Saúde, que inclui o Registro Eletrônico de Saúde e o Sistema de Informações da Atenção Básica (E-SUS AB), o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário