Empresa centenária do Juazeiro guarda impagáveis histórias da política




Farmácia dos Pobres em Juazeiro do Norte completa 100 anos em agosto

Roberto Bulhões

A Farmácia dos Pobres, uma das primeiras farmácias da terra do Padre Cícero, completa este ano seu primeiro centenário. Inaugurada no dia 30 de agosto de 1913 pelo farmacêutico José Geraldo da Cruz, que criou também o famoso Balsamo da Vida, ainda hoje mantém suas portas abertas em horário comercial. Localizada em frente a Praça Padre Cícero, a Farmácia dos Pobres foi palco de importantes decisões políticas durante anos e seu fundador, José Geraldo, foi prefeito de Juazeiro do Norte por cinco vezes. Na época de sua criação, médico nas cidades no interior do Nordeste era muito difícil e a Farmácia dos Pobres funcionava como ambulatório, consultório e até hospital, tratando pessoas humildes e necessitadas que não tinham como recorrer aos poucos médicos existente na época.

Diante de sua irreverência, José Geraldo da Cruz criou um slogan que animava as pessoas que se serviam dos seus serviços. José Geraldo sempre dizia: “quem chega vivo aqui, não morre mais”. Aos poucos a fama do farmacêutico baixinho e jeitoso (Zé Geraldo), foi se difundindo por toda cidade e vinha gente de várias partes do Cariri a procura dos serviços da Farmácia dos Pobres. Muito amigo do Padre Cícero que constantemente lhe enviava pacientes, José Geraldo da Cruz se tornou pessoa muito querida por todos e, por esse e outros  motivos, entrou na política. Sempre ao lado do Padre Cícero que o ajudara na instalação da farmácia, José Geraldo passou a integrar a União Democrática Nacional (UDN). Seu maior adversário político foi o médico Antonio Conserva Feitosa que também foi prefeito de Juazeiro do Norte e nunca se entenderam.

GOGÓ X CARRAPATO

Apelidados de (Gogó) José Geraldo e (Carrapato) Dr. Feitosa, eles dividam o eleitorado juazeirense da época. As passeatas de cada uma das alas eram grandiosas e, até certo ponto, bastante acirradas. São inúmeros os casos e versões das artimanhas de José Geraldo e Dr. Feitosa, ainda hoje narradas por pessoas que conviveram com eles. Entre tantos casos, o de uma jovem morena que era militante do Partido Social Democrático (PSD), cujo mandatário era Dr. Feitosa, numa dessas passeatas passou em frente a Farmácia dos Pobres e, ao perceber José Geraldo na porta, foi até ele e gritou várias vezes: “Feitosa, Feitosa, Feitosa”... Paciente ao extremo, José Geraldo certo dia reconhece a jovem militante que o afrontou e estava a espera para arrancar um dente que doía bastante. Ao sentar a jovem na cadeira de dentista, José Geraldo perguntou-lhe qual era o dente que doía. Calmamente pegou o maior boticão (alicate) que tinha, segurando-o com as duas mãos após agarrar o dente. Lembrando a desfeita da jovem, José Geraldo não teve dó e, agarrado ao dente, dizia sorrindo: “Feitosa, Feitosa, Feitosa”... Arrancou o dente sem anestesia. 


CENTENÁRIO

Para marcar a data do primeiro centenário da Farmácia dos Pobres, um dos filhos de José Geraldo da Cruz, Carlos Alberto da Cruz, que também foi prefeito de Juazeiro por duas vezes, ultima os preparativos param o evento. Carlos Cruz afirmou que vai ser uma solenidade simples, mas não poderia deixar passar em branco uma data tão importante. “A Farmácia dos Pobres faz parte da história da cidade de Juazeiro que em 2011 completou 100 anos de existência”, afirma Carlos Cruz, ressaltando que “procuramos manter a farmácia deixada pelo meu pai como era antes e até as prateleiras ainda são as mesmas que ele mandou fabricar”. Carlos Cruz assegurou ainda que nos próximos dias estará com a programação do centenário pronta e fará uma ampla divulgação. Existem outras farmácias dos Pobres pelo Brasil afora, mas, a de Juazeiro do Norte tem a importância e a ajuda primordial do Padre Cícero Romão Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário