Educação no Ceará


75% das escolas já elegem diretores

Das 687 escolas existentes, na rede estadual do Ceará, 516 escolherão entre os dias 10 a 14 de junho, através de um processo de eleição, os novos gestores das unidades. O quantitativo equivale a 75% dos equipamentos. A eleição faz parte da segunda e última etapa da seleção pública, que depende dos votos dos alunos, pais, professores e funcionários para se concretizar.
Para a articuladora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e Aprendizagem do Estado, Graça Menezes, a última etapa compreende-se ser a mais importante, haja vista que, a comunidade participa ativamente da escolha, o que impacta de forma positiva na relação entre ambos.
“É uma via de mão dupla. A eleição faz parte de um processo educativo de grande importância, porque tanto o novo diretor, como a comunidade, passam a ser compromissados um com o outro”, pontuou. Para Graça Menezes, o importante é o “envolvimento” da comunidade que ao escolher os diretores, e sentirá bem representada.
O processo seleção pública que iniciou-se, no Estado, em 1995, e que sucede-se de quatro em quatro anos, só não se estenderá, por exemplo, as escolas estaduais destinadas à educação indígenas, militares, de desenvolvimento profissional ou as foram implantadas há menos de dois anos.
A seleção pública é, também, defendida pelo Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e dos Municípios do Ceará (Apeoc). De acordo com o presidente, Anízio Melo, “a gestão democrática, nas escolas, é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade da educação”.
Na mesma linha, o secretário dos Assuntos Jurídicos da Apeoc, Sérgio Bezerra, pondera que o processo aderido pelo Estado, só “aumenta  e intensifica o compromisso do gestor para com escola, com a gestão pública, e, principalmente, com a comunidade, que por sua vez,  por ter participado do processo,  passará a cobrar mais do diretor”.
INSCRIÇÕES
Os professores da rede estadual poderão efetuar o registro de candidaturas, entre os dias 27 e 31 de maio. Para concorrer ao processo de eleição de diretor, o candidato deverá fazer o seu registro junto à Comissão Escolar da unidade onde pretende exercer suas funções.

O candidato apresentará para debate, o seu plano de gestão, elaborado em consonância com as prioridades da Política de Educação do Estado, baseado em diagnóstico da realidade educativa e dos desafios da escola para a qual é candidato.
SELEÇÃO, MAS SEM ELEIÇÃO
A rede de ensino municipal de Fortaleza, está aderindo ao critério que há 18 anos, faz parte do processo de seleção estadual.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), conseguiu que fosse aprovada, em 9 de abril, na Câmara Municipal, uma  lei  que fixa novas regras para a seleção dos diretores das escolas da rede municipal, sendo agora, a exemplo do Estado, a meritocracia como única forma para que os selecionados, ocupem os postos oferecidos.
No próximo dia 29, será divulgado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o resultado da terceira e última fase da seleção pública para diretores de escolas municipais.
Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza é responsável por 287 escolas. Segundo a Assessoria da Secretaria de Educação do Município, na primeira fase do concurso, cinco mil pessoas participaram, já no segundo momento, duas mil foram selecionadas, deste contingente, apenas 287 comporão o quadro funcional.
Rochana Lyvian
rochana@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário