Desaparecidos no mar de Acaraú


Tripulantes estão desaparecidos após naufrágio em Acaraú

Quatros homens estão desaparecidos desde a última segunda-feira, 20, em decorrência de um naufrágio próximo ao litoral de Acaraú, a aproximadamente 250 quilômetros da Capital. Segundo informações do Comando do 30 Distrito Naval Capitania dos Portos do Ceará, o Barco de Pesca Peralta tinha, originalmente, cinco tripulantes, quando naufragou na madrugada de segunda-feira a cerca de 50 milhas náuticas do litoral de Acaraú. Ainda de acordo com a Capitania, um dos náufragos teria sido resgatado por volta das 4h desta terça-feira, 21, por outro barco pesqueiro. As informações dão conta de que o pescador resgatado apresenta bom estado de saúde.
Imediatamente após ser comunicado sobre o acidente, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste), operado pelo Com3ºDN, em Natal, no Rio Grande do Norte, acionou um navio que estava nas proximidades, o Rebocador de Alto-Mar Triunfo (RbAMTriunfo), dando início a uma operação de busca e salvamento, visando à localização dos quatros tripulantes desaparecidos. O Salvaero Recife foi acionado e deslocou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), em apoio ao RbAMTriunfo nas buscas.
Camocim
A Agência da Capitania dos Portos em Camocim, tão logo foi comunicada do ocorrido, transmitiu a notícia às Colônias de Pesca da área de sua jurisdição, a fim de disseminar aos respectivos associados, solicitando que qualquer informação fosse imediatamente repassada para a Agência.

Foi deslocada uma equipe de Inspeção Naval (IN) para Acaraú com o intuito de apoiar as buscas e comunicar aos familiares. Será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo inicial de conclusão é de noventa dias, para apurar o ocorrido. Após a sua conclusão, o IAFN será enviado ao Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro. Até o fechamento desta edição, o paradeiro dos quatro pescadores ainda permanecia ignorado.

Um comentário:

  1. espero que estejam vivos. mas caso ocorra o pior, eh so esperar uma semana e aparece la no delta do parnaiba..vou ate chutar..entre praia do coqueiro paiui e tutoia no maranhão. anotem

    ResponderExcluir