Desafogando o transito na cidade da copa


Obras de mobilidade na Via Expressa começam em 6 dias dias, em Fortaleza

Ideia é que as sete etapas sejam concluídas até junho de 2014.
Primeira etapa deverá ser entregue até a Copa das Confederações.

Do G1 CE
Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade da Via Experessa dia 11 de maio (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade
da Via Experessa dia 11 de maio
(Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
A primeira etapa das obras de mobilidade urbana ao longo da Via Expressa, em Fortaleza começa em 11 de maio, com a construção de um túnel na Avenida Santos Dumont, no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Jr. e a Avenida Jangadeiro, no Bairro Papicu. Os desvios serão feitos pela Rua Vilebaldo Aguiar (sentido oeste-leste) e pela Rua Joaquim Lima (sentido leste-oeste).
As obras na Via Expressa terão sete etapas, que serão concluídas até junho de 2014. A primeira etapa deverá ser entregue até a Copa das Confederações, em junho deste ano. Serão construídos três túneis e três viadutos. Além do túnel da Avenida Santos Dumont, serão construídos túneis nos cruzamentos da Via Expressa com a Av. Padre Antônio Tomás e com a Av. Eng. Alberto Sá.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio,  a obra é uma das mais importantes previstas na matriz de responsabilidades da Copa do Mundo que contempla o eixo Via Expressa/Raul Barbosa. “Durante as intervenções, vai causar alguns transtornos para pedestres, motoristas e moradores da região. No entanto irá trazer muitos beneficios, pois irá desafogar o trânsito", ressaltou Roberto Cláudio.
O trecho inicialmente interditado fica entre as Avenidas Engenheiro Santana Júnior e a Avenida dos Jangadeiros. A Via Expressa continuará com fluxo normal, sendo necessária a interdição somente após a conclusão desta primeira etapa. Nãohaverá nenhuma interrupção como semáforos, até a Copa do Mundo de 2014. Os carros devem utilizar as Ruas Joaquim Lima (sentido leste-oeste) e Rua Vilebaldo Aguiar (sentido oeste-leste).
Segundo o secretário municipal extraordinário da Copa, Domingos Neto, a primeira etapa das obras de mobilidade da via expressa têm previsão de terminar antes da Copa das Confederações. “Nosso intutito é terminar essa primeira etapa antes da Copa das Confederações. A obra permitirá que a via se torne efetivamente expressa, o que vai facilitar o fluxo naquela importante região da cidade", disse.
Sobre as desapropriações, Domingos Neto informou que a prefeitura não está tendo dificuldades em negociar com as áreas com moradores e comerciantes. "As negociações estão fluindo normalmente. Em toda Via Expressa, acontecerão 84 desapropriações e cerca de 43% estão resolvidas. A desapropriação não é o nosso maior problema, no momento, mais sim, o remanejamento dos serviços da Coelce, Cagece e de telefonia na área", afirmou.
Obras mudam intinerários de 25 linhas de ônibus
Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade da Via Experessa dia 11 de maio (Foto: Divulgação)Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade da Via Experessa dia 11 de maio (Foto: Divulgação)
Devido às obras na Avenida Santos Dumont, entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Jangadeiros, 25 linhas de ônibus terão seus intinerários alternados provisoriamente. As linhas 713 - Santos Dumont/Perimetral (STPC), 753 - Cidade 2000/Sargento Hermínio (STPC) e 833 - Cidade 2000/Centro, quando trafegarem no sentido Oeste/Leste, deverão alterar seu percurso seguindo pela Avenida Santos Dumont, Rua Cel. Jucá, Avenida Dom Luis, Rua Júlio Abreu, Rua Professor Silas Ribeiro, quando irá retornar ao itinerário oficial. Já ao trafegarem no sentido oposto, Leste/Oeste, o itinerário seguirá pela Avenida Santos Dumont, Avenida Engenheiro Santa Júnior, Rua Joaquim Lima, Avenida dos Jangadeiros, Avenida Santos Dumont e retorna ao itinerário oficial.
Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade da Via Experessa dia 11 de maio (Foto: Divulgação)Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade da Via Experessa dia 11 de maio (Foto: Divulgação)
As linhas 021 - Luciano Cavalcante/Papicu, 034 - Av. Paranjana I (Corujão), 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, 050 - Siqueira/Papicu/Washington Soares, 055 - Grande Circular I (Corujão), 066 - Parangaba/Papicu/Aeroporto, 627 - Lagoa Redonda/Papicu, 813 - Papicu/Praia do Futuro II terão o percurso alterado no sentido do Terminal do Papicu a partir da Rua Júlio Azevedo e os coletivos deverão seguir pela Rua Paulo Morais, Rua Valdetário Mota, Rua Prof. Silas Ribeiro, Av. Eng. Santana Júnior, Rua Lauro Nogueira, até o Terminal do Papicu.
A alteração para as linhas que saem do terminal do Papicu, como é o caso da 027 - Siqueira/Papicu/Aeroporto, 030 - Siqueira/Papicu/13 de Maio, 031 - Av. Borges de Melo I, 034 - Av. Paranjana I (Corujão), 036 - Cj Ceará/Papicu/Montese (Corujão), 037 – Cj. Ceará/Aldeota (Corujão), 038 - Parangaba/Papicu, 042 - Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu, 044 - Parangaba/Papicu/Montese, 045 - Conjunto Ceará/Papicu/Montese, 048 - Parangaba/Papicu (Corujão), 076 - Conjunto Ceará/Aldeota, 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont e 087 - Expresso/Siqueira/Papicu, será mais simples. Os coletivos irão sair do terminal do Papicu, Av. dos Jangadeiros e Av. Santos Dumont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário