Deputados e especialistas pedem mais investimento em saúde pública



Deputados e especialistas defenderam  mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), em audiência pública da Comissão Especial de Financiamento da Saúde Pública. 

Dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde revelam que o País gastou menos de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) com o setor em 2010. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o SUS necessita de, pelo menos, 7% do PIB.

O Deputado José Linhares participou da Audiência  que contou ainda com a presença o professor de Economia da Saúde da Universidade de São Paulo (USP), Áquilas Mendes, que lamentou o uso de recursos do SUS para financiar a rede privada de saúde.

Gastos da União
Entre as propostas de financiamento público da saúde, tramita na Câmara projeto de lei complementar (PLP 123/12) que destina, no mínimo, 10% das receitas da União para o setor. A proposta conta com o apoio do Movimento Saúde+10. A iniciativa já recolheu mais de 1 milhão de assinaturas para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular que também reserva 10% dos recursos brutos do governo federal para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário