De Sobral para Moscou








Lara Caroline Ezequiel (à direita) recebeu os parabéns do prefeito da cidade. Criada apenas pela mãe, que sempre trabalhou como empregada doméstica, traz no próprio exemplo de vida a experiência da luta diária da mulher (Foto: Jessyca Rodrigues)
A estudante universitária Lara Caroline Ezequiel, de apenas 19 anos, foi a única selecionada do Brasil para participar do Girls 20 Summit. O evento reúne mulheres, com idade compreendida entre 18 a 20 anos, representantes de cada País do G20, em junho deste ano.

Realizado uma vez por ano pela Organização Não Governamental (ONG) canadense de mesmo nome, o G(irls) 20 Summit reúne representantes dos países que formam o G20, grupo de países em crescente desenvolvimento. Neste ano, o encontro será realizado na Rússia, no período de 13 a 21 de junho. Ao mesmo tempo e no mesmo local, estará ocorrendo, ainda, o encontro internacional entre ministros e governadores das potências industrializadas e das economias emergentes.

O final das atividades será marcado pela elaboração de um documento (communiqué), contendo sugestões dirigidas aos líderes dos países do G20 para questões de igualdade de gênero e desenvolvimento.

Mulheres na sociedade
Lara conta que as representantes irão debater sobre ideias inovadoras para o aumento da participação da mulher em relevantes questões como educação, economia, e planejamento de negócios, entre outros temas, além de participarem de palestras e workshops. "Eu me identifico com o tema, tendo sido criada apenas pela minha mãe, presenciei as muitas dificuldades que uma jovem mãe tem para cuidar de casa, filha e trabalho", diz.

Ela conta também que irá abordar as inovações e problemáticas da mulher no mercado de trabalho no Brasil, além de poder ter a chance de desenvolver e compartilhar novas ideias com as outras representantes no G(irls) 20 Summit. Lara está contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, cujo prefeito, Veveu Arruda, aparece ao centro da foto acima, entusiasta da educação.

A seleção foi baseada em posicionamentos referentes a questões que focavam em liderança, conquistas pessoais, habilidades analíticas e habilidade de encontrar soluções inovadoras para os desafios econômicos em suas comunidades e respectivos países.

Cursando uma licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Lara considera que esse é um importante passo na sua vida, além do reconhecimento de seu esforço.

Morando apenas com a mãe, a jovem estudou toda a sua vida em escolas públicas, tendo vindo morar em Sobral em 2004, devido ao emprego de sua mãe que trabalha como empregada doméstica. "A vida para nós duas sempre foi muito difícil, mas nunca pensei em desistir de meus estudos. Minha mãe sempre me incentivou, dizendo que a educação era o que me levaria para frente", diz.

A universitária cursou durante quatro anos e meio o curso de inglês do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, o que ela aponta como uma das etapas de maior importância nessa conquista, pois assim como foi o processo seletivo, a realização do evento será totalmente em língua inglesa. Ela diz que seu principal incentivo para começar o curso foi a curiosidade de saber o que diziam suas canções favoritas, pois é apaixonada por música estrangeira. "Não comecei o curso de línguas por afinidade, e sim por curiosidade, e acabei pegando gosto. Da minha turma inicial, fui a única a concluir".

Teste em inglês
Lara se disse orgulhar de ter construído sua currículo educacional em escolas da rede pública do município, inclusive o curso de inglês. "Sempre estudei em escolas públicas e o curso de inglês foi essencial no meu processo de seleção para o G(irls) 20 Summit, deste ano. O trabalho que eu enviei para análise sobre a situação da mulher em nossa sociedade, apresentado e defendido por mim, em inglês foi muito bem aceito. Fico feliz de ter sido selecionada".

Ao falar da importância desse encontro para sua formação profissional, a estudante diz não se tratar apenas de uma viagem à Rússia, mas de um evento que vai lhe proporcionar a chance de contribuir com a comunidade, na tentativa de encontrar soluções em conjunto para os mais diversos problemas, além da possibilidade de conhecer culturas diferentes. "Sempre quis conhecer outros países. Nenhum em especial, sou fascinada pelas diversas culturas".
Deu no DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário