De Barbalha para o mundo





Veículos para o metrô de Natal estão sendo fabricados em Barbalha, Ceará

Roberto Bulhões

A exemplo de outras capitais e cidades de grande por pelo Brasil afora, Natal, no Rio Grande do Norte vai receber ano que vem os trens fabricado em Barbalha, Ceará. Os primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) para o sistema de trens urbanos (metrô de superfície) de Natal devem chegar à cidade em março do próximo ano. A informação foi confirmada pelo superintendente local da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria Cavalcanti. Enquanto os veículos não ficam prontos, os trabalhos em Natal já começaram. Desde o ano passado, o pátio da CBTU recebe material que servirá para recuperação da malha férrea. Até agora, foram recuperados dois quilômetros da malha que tem 56 km, no total. “Estamos mudando os trilhos, dormentes e caixa de brita do sistema”, disse João Maria.

A CBTU em Natal precisa de recursos na ordem de R$ 60 milhões para mudar os trilhos e reformar todas as estações que compõem o sistema. O dinheiro ainda não está assegurado, mas o superintendente garante que o novo sistema será implantado até a Copa do Mundo. “Se os veículos chegassem hoje, era possível colocá-los para funcionar, mas queremos modernizar todo o sistema”, explicou João Maria, lembrando que empresa responsável pela fabricação dos veículos leves que serão utilizados em Natal é a  Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda que venceu o processo licitatório em novembro do ano passado. Pela fabricação de 12 VLTs, a empresa receberá R$ 144 milhões.  A verba tem como origem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos.

Periodicamente uma equipe da CBTU vai à fábrica em Barbalha, no Ceará, conferir de perto os trabalhos. A mais recente visita ocorreu no último dia 18 de abril deste ano, feita pelo gerente operacional da companhia, George de Brito, que constatou o andamento do processo de fabricação, a fim de garantir o cumprimento dos prazos para entrega e a qualidade dos serviços. Cada VLT será constituído por três carros – com cerca de 18 metros de comprimento – e capacidade para 600 pessoas. Os veículos serão acessíveis para portadores de deficiência física, terão assentos preferenciais e ar condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário