Corte do terceiro turno espicha horário de atendimento na saúde de Fortaleza

Postos de Saúde terão padronização de atendimento, diz líder do governo

Devido às informações de que o terceiro turno das 37 Unidades Básica de Saúde, que funcionavam também das 17h às 21h30min, seria cancelado, o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Evaldo Lima (PCdoB), disse ontem que as unidades estarão, a partir deste mês, realizando, de maneira ininterrupta, o atendimento à população das 7h às 19h. Evaldo Lima afirmou que, na prática, os postos não prestavam de forma eficiente o atendimento, inclusive com deslocamento de profissionais do primeiro e segundo turno para trabalhar no terceiro expediente.
Segundo ele, as unidades estavam funcionando de forma precária, o que ocasionou na determinação de fechamento do atendimento no terceiro turno, com o advento de visitas realizadas às Unidades de Saúde.
O parlamentar, no entanto, ressalta que as unidades pertencentes às Secretarias Executivas Regionais V e VI também passaram por um processo de padronização de qualidade, para, posteriormente, ser ampliado aos demais Postos de Saúde. Evaldo Lima salientou também que o discurso da Prefeitura condiz com o compromisso assumido pelo prefeito Roberto Cláudio.
Cláudia Gomes (PTC), vice-líder do governo, ressaltou que, ao visitar diversos Postos de Saúde, a Comissão de Saúde da Câmara encontrou várias unidades sucateadas, inclusive alguns deficientes de material hospitalar utilizado para o atendimento da população. E, portanto, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. Segundo destacou, em breve, de forma adequada, diferente do que acontecia na gestão passada, o terceiro turno será reestabelecido.
Germana Soares (PHS) solicitou que, além das modificações nos Postos de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dispositivos de atenção à saúde mental, tenham atenção por parte do governo municipal.
PROBLEMA ESTRUTURAL
O líder da oposição, Guilherme Sampaio (PT), aliado da gestão passada, no entanto, disse que, agora, o atual governo está utilizando um discurso para fechar o terceiro turno e tentar resolver o problema. Segundo ele, o problema é estrutural devido à dificuldade na contratação de profissionais da Saúde.  Capitão Wagner (PR), embora parabenizando a proposta do Governo, solicitou à Comissão de Saúde da Casa uma visita aos Postos após o dia 1 de junho para averiguar a aplicação das medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário