Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do MP sensibiliza população

O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, presidido pela vice-procuradora geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, realizará, dia 09, às 8h30, uma mobilização no município de São Gonçalo do Amarante voltada à prevenção ao uso de drogas. O evento tem o apoio do promotor de Justiça daquela comarca, José Ribeiro dos Santos Filho, e será realizado no auditório do Fórum Desembargador José Jucá, na rua Edite Mota, 201 – Centro.

Secretariado pela promotora de Justiça, lsabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, o Comitê objetiva contribuir com propostas de enfrentamento a adição de drogas, estabelecendo intervenções intersetoriais com práticas desenvolvidas localmente, para além das respostas técnicas, com estratégias que revitalizem os saberes populares, reconheça a condição de sofrimento psíquico de cada sujeito e a situação de cada comunidade onde emergiu o problema.

Serão promovidos mais quatro encontros neste mês de maio, com o intuito de construir ações intersetoriais e interdisciplinares. No dia 13, a partir das 8h30, o Comitê visitará o município de Pacajus, onde promoverá nova mobilização de prevenção ao uso de drogas. O encontro do Projeto de Intervenção, para Prevenção, Tratamento e Reabilitação da Dependência Química em Pacajus abrangerá as comarcas da 5ª Unidade Regional. Este ato acontecerá em parceria com a titular daquela comarca, promotora de Justiça Maria Deolinda Ruela Maia Noronha da Costa.

A vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Nobre, convidou todos os promotores de Justiça das comarcas vizinhas, a fim de que engrandeçam o evento. Ela destacou que haverá uma caminhada com estudantes e a população pelo “Não às drogas”, seguida de apresentações culturais de cordel e teatro ao ar livre.

Segundo a programação do Comitê, os próximos encontros serão em outras comarcas do interior do estado e obedecerão ao seguinte cronograma: dia 15 em Quixadá, organizado pelo promotor de Justiça, Marcelo Gomes Maia Pires; dia 20 em Canindé, em parceria com o promotor de Justiça Sérgio Maia Louchard; dia 22 em Iguatu, com o apoio do promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira; e no dia 29, em Sobral, o organizado pelo promotor de Justiça Alexandre Pinto Moreira.
O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas no Âmbito do Ministério Público do Estado do Ceará foi instituído por meio de portaria no, datada de 20 de abril de 2O12, sendo constituída pelos seguintes membros: Eliani Alves Nobre, vice-procuradora Geral de Justiça e presidente do Comitê; lsabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, membro da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS/GNDH/CNPG) e secretária do Comitê; Edna Lopes Costa da Matta, membro da Comissão Permanente de Defesa da Pessoa com Deficiência e do ldoso (COPEDPDUGNDH/CNPG), Antônia Lima Sousa, membro da Comissão Permanente da Infância e da Juventude (COPEIJ/GNDHTCNFG), Anailton Mendes de Sá Diniz, membro da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher (COPEVID/GNDH/CNPG), Maria de Fátima Correia Castro, membro da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos (COPEDHIGNDH/CNPG) e Francisco Elnatan Carlos de Oliveira, membro da Comissão Permanente de Educação (PEDUC/GNDH/CNP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário