Coluna do blog



Data venia
Entre o brincalhão e o grave, o governador Virgílio Távora, um dia, na porta do Ideal Clube, perguntou ao querido jornalista Newton Pedrosa, o que estava achando do Governo dele. Pedrosa levou a sério e iniciou uma pequena crítica, do tipo, eu acho que isso...não está bem e tal. VT simplesmente respondeu: Isto não interessa ao teu Governador. Newton insistiu dizendo que ele, Virgílio, lia, assim mesmo a sua coluna no então Tribuna do Ceará ao que VT retrucou no melhor estilo de seu bom humor que poucos conheciam e do qual tive a honra de partilhar: Teu Governador lê até o Almanaque Capivarol. Historinha à parte, ouso parafrasear VT: Vejo tudo, leio tudo, ouço tudo. Até o Jô Soares. Como não durmo,ou quase não durmo,  esta semana Ives Gandra Martins, o grande advogado foi lá. Defender que era contra a PEC 37, no mérito do que não entro. Porém, usando expressão do próprio Gandra na entrevista a Soares, “a defesa é o instrumento mais importante numa democracia”, vou usar desse meu direito. O dr. Ives disse, tomando por exemplo o Tribunal de Justiça de São Paulo, que o TJSP era o mais importante do país. Como ele, mais  tarde, ainda na entrevista, disse que o TJSP tinha 360 desembargadores, imagino que tivesse dito o que disse pela dimensão do dito cujo porque não considero que o Tribunal de Justiça do Ceará seja menos, ou mais, importante que aquele da referência. Entro nisso não em defesa de desembargadores em ação, e disso nenhumas dessas autoridades precisa, muito menos aqueles que por lá passaram, alguns dos quais referências, ontem e hoje, das verdades que professo, da honorabilidade que busco, da respeitabilidade que exijo de mim e dos outros no meu trabalho. Entro nisso porque não admitiria baixar a cabeça ao ouvir que qualquer defensor da Justiça, de São Paulo ou alhures, seja mais importante do que aqueles que por um acaso me venham a julgar um dia. E dou os trâmites por findos, data vênia, respeitosamente.

A frase: “Escolha a hora que quiser. Acorde mais cedo. Durma mais tarde. Mude algum programa. Mas… leia!” De um observador da cena que acaba de mudar de lado: Roberto Civita.


A palavra empenhada como fio de bigode (Nota da foto)
Admitindo que ainda ficará um buraco carente de 150 juizes, o presidente do TJ do Ceará, Luiz Gerardo Brígido anuncia a nomeação de 35 novos que irão servir no interior, campo a descoberto. E mais: Diz que o TJ fará novo concurso pra juiz em breve.

Menos malcheiroso
Dos 15 aeroportos que servirão às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil, no próximo ano, Fortaleza ficou entre os quatro melhores.

O pesquisador
Foi o que avaliou a pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), referente ao primeiro trimestre deste ano. Será que lavaram o mijo dos banheiros?

Transferência
Foi transferida desta semana para o dia 4 de junho, a votação do Projeto de Lei Complementar que regulamenta a criação,incorporação, fusão e o desmembramento de municípios.

Acertado foi
O presidente da frente parlamentar de apoio à criação de novos municípios, José Augusto Maia, do PTB, acertou a mudança com o presidente da Câmara dos Deputados,Henrique Alves.

Riqueza explícita
Não é raro encontrar policial em carro de luxo, cujo valor é bem acima de suas posses. Agora, a Corregedoria Geral Unificada (CGU) promete investigar a evolução patrimonial de policiais civis, militares e bombeiros. Calma gente, do Rio.

De cocheira
A Rádio Estrada anuncia que a BR 020 e a BR 222, poderão entrar no próximo lote de estradas a serem privatizadas. Uma sai daqui pra Brasilia, via Tauá, etc. e tal. A outra vai pro Norte, com a honra de passar por Sobral.

Aliás...
Se alguém inteligente dispensar a BR 222 entre Irauçuba e Forquilha e fizer um novo trecho de Irauçuba a Sobral passando à direita do Serrote do Barriga vai ganhar 20 quilômetros de bônus entre Fortaleza e a Princesa do Norte.

Até rima
Heitor, Senador. É assim que o PDT está tratando a ideia de ter o deputado Heitor Férrer como candidato do partido ao Senado, no ano que vem. Heitor a.d.o.r.a! a arrumação.

Pura idiotice
Como fortalecer o DNOCS com a criação de três coordenadorias nacionais do órgão como quer o Ministério da Integração Nacional? Tem alguém querendo me fazer de besta. Na hora que o controle sair daqui o trem acaba sô.

Perguntar não ofende
Por acaso alguém aí sabe da história de um açude chamado Congonhas que seria construído no Norte de Minas nas barrancas da área de atuação do ex-vice-Presidente Zé Alencar?  Cês não sabem de nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário