Câmara debate, no dia 8 de maio, medidas de combate à seca no Nordeste


A Câmara realiza uma comissão geral, na próxima quarta-feira (8), para discutir a seca na região Nordeste. Parlamentares, especialistas e representantes do governo federal vão avaliar medidas capazes de reduzir os impactos da estiagem na região, que só neste ano atinge mais de 1.415 municípios brasileiros – desses, 1.135 estão no Semiárido e 1.046 estão em situação de emergência ou estado de calamidade. O debate será às 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães.
Foram convidados os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; da Integração Nacional, Fernando Bezerra; e da Agricultura, Antônio Andrade; além dos governadores do Nordeste.
Considerado um problema crônico e de difícil solução, a falta de chuvas no sertão nordestino está fortemente associada a causas naturais, principalmente à baixa influência de massas de ar úmidas e frias vindas do Sul.
Pesquisa do professor Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas e um dos convidados para a comissão geral na Câmara, mostra a correlação do resfriamento das águas do Oceano Pacífico e a incidência de uma estiagem mais aguda no Nordeste.
Entre outros pontos que deverão ser discutidos, estão as dívidas dos produtores rurais, as técnicas que já existem para melhorar a convivência do nordestino com a estiagem, e a transposição do rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário