Cadê o biodiesel


Deputada denuncia abandono de usina de biodiesel

A deputada Mirian Sobreira (PSB) propôs, na sessão plenária de ontem, a realização de uma audiência pública para discutir a situação da Usina de Biodiesel da Petrobras no município de Quixadá. Um requerimento deverá ser encaminhado para apreciação dos deputados em plenário. Segundo destacou, o local fica as margens da rodovia, no distrito de Juatama, e está abandonado.
“O que se ver são áreas imensas de terra sem produzir absolutamente nada e pessoas desempregadas em toda região próxima da Usina”, disse a parlamentar, acrescentando que o equipamento deveria ser utilizado no combate à seca, porém os investimentos realizados não estão atingindo os resultados esperados. “Vejo esta Usina de Biodiesel como sendo uma grande alternativa em um ano de seca, para incentivar a produção de matéria prima aos agricultores e se diminuir o impacto da seca na região”.
Foi divulgado, nesta semana, que a Petrobrás investiria cerca de R$ 100 milhões no projeto para dobrar a produção de 120 bilhões de litros de biodiesel por ano, gerando 200 empregos diretos e beneficiando 30 mil famílias de agricultores que fornecem matéria-prima. Em 2010, a Petrobras anunciou a expansão da usina de Quixadá, sendo 20% de expansão naquele ano e 10% em 2011 e, finalmente, 10% em 2012.
ALTOS INVESTIMENTOS
Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) afirmou que não se pode admitir gastos de milhões numa região castigada pela seca, que não tem a matéria-prima necessária para suprir a demanda.

Já o deputado Osmar Baquit (PSD) ressaltou que o produto bruto para funcionamento é importado de outros estados, como Mato Grosso, com um custo elevado. Segundo destacou, por um lado, a instalação da usina na região foi positiva. Do outro, foi um desastre. Para o parlamentar, as políticas de incentivo do governo precisam ser modificadas, sobretudo, para mudança de cultura dos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário