BIRD CONVIDA TCE-CE PARA AUDITAR P4R


Especialistas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) estiveram no Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), na manhã da quarta-feira (8/5), em reunião com o presidente Valdomiro Távora. Na pauta, a discussão sobre o convite feito pelo Banco Mundial para que o TCE-CE fosse auditor do novo Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (P4R).

O presidente Valdomiro Távora manifestou seu interesse em continuar a parceria com o Banco Mundial e ressaltou que o convite é um estímulo, pois demonstra o reconhecimento pelo trabalho já realizado pelo Tribunal nas auditorias do SWAp. Para Valdomiro Távora, o trabalho conjunto do TCE com os organismos internacionais de crédito só tem a acrescentar no que diz respeito à qualificação do corpo técnico da Corte de Contas.

O P4R tem como objetivo continuar avançando nos principais indicadores sociais dos SWAp I e II, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas.

De acordo com o coordenador da Comissão Especial de Auditoria das Operações de Crédito Externas, José Alexsandre Fonseca da Silva, o Tribunal recebeu esse convite por ter um trabalho reconhecido pelo Bird e pelo Estado do Ceará. “Além disso, existe um interesse do Banco Mundial em que o Tribunal seja auditor de todos os projetos do Banco no Estado”, destacou Alex. Sempre que o Banco Mundial fecha um acordo de empréstimo com uma Secretaria ou Órgão Público, é obrigatório ter uma auditoria externa nos projetos. A intenção do Bird é que todos os projetos sejam auditados pelo Tribunal de Contas.

Participaram da reunião com o Presidente Valdomiro Távora, os especialistas do Bird Joseph Kizito, Etel Bereslawski e Susana Amaral. Cristina Medeiros estava representando o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Do TCE-CE, estavam presentes, a secretária de de Controle Externo, Giovanna Adjafre, o chefe da Coordenadoria Técnica, José Teni Cordeiro Júnior, a chefe de gabinete, Aline Mota, e os coordenadores técnicos, José Ricardo Moreira Dias e José Wesmey da Silva. Da Comissão, além de Alexsandre Fonseca, estavam Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior e João Gustavo de Paiva Pessoa.

Saiba Mais

O Estado do Ceará prepara uma operação de crédito com o Banco Mundial, no valor de US$ 350 milhões, tendo como base o foco em resultados, com previsão de assinatura para este ano. O objetivo é apoiar o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (P4R).

O Programa visa garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, de forma a promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social e seja ambientalmente sustentável. Esse objetivo já foi, em parte, financiado pelo Bird nos Projetos SWAp I (2005/2007) e SWAp II (2009/2012), cujo foco foi o apoio à Inclusão Social e o Crescimento Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário