Aumento no preço da água virfa "reajuste" nos releases do Governo


Cagece reajustará em 8,51% suas faturas de água e esgoto

A Companhia de Água e Esgotos do Ceará (Cagece) foi autorizada, ontem, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), a realizar um reajuste de 8,51%, linear, em todas as categorias e faixas de consumo, no Ceará (com exceção de Fortaleza).
Dentre os principais municípios, nos quais a população terá de pagar o aumento, estão Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia, Tianguá, Quixadá, Crateús, Acopiara, Russas, Alto Santo, Aracati, Beberibe, Cascavel, Aquiraz, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, dentre outros.
As novas tarifas estarão valendo após 30 dias, a contar da data da publicação, que acontecerá, hoje, nos jornais de grande circulação, além do Diário Oficial do Estado (DOE). Portanto, começarão a ser cobradas a partir de 17 de junho, para todas as categorias de clientes (residencial, comercial, industrial, público, entre outras). O reajuste foi autorizado com base no Reposicionamento Tarifário Provisório, definido na Resolução número 164 da Arce, de 31 de janeiro deste ano. Esta Resolução estabelece um reajuste com base no IGPM do período de março de 2012 a março de 2013. 
RECOMPOSIÇÃO
De acordo com Neurisângelo Freitas, diretor comercial da Cagece, esse reajuste deverá cobrir os custeios e alguns investimentos que foram, ou estão sendo realizados pela companhia.

No total, a empresa tem a concessão da prestação desses serviços em 150 municípios cearenses, mas como na Capital, a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), ainda não concluiu a análise da documentação encaminhada pela companhia, o aumento será repassado apenas aos consumidores dos 149 demais municípios onde a Cagece atua. “Mas, será somente para a recomposição do percentual da inflação, no período”, disse.
Este reajuste autorizado pela Arce cobrirá os índices inflacionários do período em questão e, portanto, não será permitido à Cagece solicitar qualquer revisão tarifária visando a novos investimentos, neste momento. “Somente depois da avaliação do inventário e de todos os bens da companhia, é que poderá ser solicitado um reajuste. Mas acreditamos que o posicionamento da Acfor deverá ser o mesmo da Arce, de permitir apenas a recuperação dos índices de inflação, na Capital cearense”, explicou Neurisângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário