Até na Itaiçaba


MP cumpre mandados contra ex-prefeito e secretários de Itaiçaba

Uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual no município de Itaiçaba, a 163 quilômetros de Fortaleza, teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão, que aconteceram na casa do ex-prefeito de Itaiçaba, Frank Gomes (PDT), do ex-chefe da comissão de licitação do município, José Silva Filho, do ex-secretário de finanças, Francisco Denilson de Freitas, além dos ex- titulares das pastas de saúde e educação do município cujos nomes não foram divulgados.
Ao todo a operação contou com 35 policiais civis das delegacias de Crimes Contra a Administração e Fé Pública, Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Divisão Antissequestro e Delegacia do Eusébio, além da presença de promotores do Ministério Público Estadual.
De acordo com o promotor responsável pela investigação, Luiz Dionísio de Melo Júnior, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em decorrência de uma investigação de desvio de recurso público envolvendo locação de veículos. “Temos provas de que o ex-gestor realizava saques de cheques em nome do ex-chefe da licitação e esse dinheiro nunca chegou à empresa prestadora do serviço”, disse o promotor.
O ESQUEMA
A empresa a qual o promotor se refere é a Logic Express. Além dos mandados de busca em Itaiçaba, foram cumpridos mandados na sede da empresa, que fica na Rua Visconde de Mauá, 2112, no Centro de Fortaleza. O dono da empresa, Alexandre Gaspar Albano Amora também está sendo investigado.

Segundo o promotor, o que chamou a atenção do Ministério Público foi o pequeno número de veículos da empresa, visto as tantas prefeituras que a Logic Express presta serviço.
Conforme com o Portal da Transparência, somente em 2010 a empresa teria recebido mais de R$ 6 milhões dos municípios de Pacajus, Santa Quitéria, Canindé, Santana do Acaraú, Mombaça, Itaiçaba e Juazeiro. Já em 2011, o valor foi de mais de R$ 11 milhões. Além das prefeituras já citadas, Russas, Caucaia e São João do Jaguaribe teriam pago a empresa para prestar serviço de locação de veículos em 2011.O promotor Luiz Dionísio disse ainda que o próximo passo da investigação é ouvir os envolvidos.
O ex-secretário de finanças de Itaiçaba, Francisco Denilson, esteve no Fórum do município, para onde documentos apreendidos em malotes foram levados, mas não quis se pronunciar sobre o caso. O promotor disse ainda que o ex-prefeito Frank Gomes não foi encontrado em casa no momento da apreensão, pois estaria no município de Alto Santo, onde trabalha atualmente.
“Após a oitiva dos envolvidos no caso vamos encaminhar para a justiça que vai decidir na esfera criminal e da administração pública”, afirmou o promotor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário